quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Portulacaria


29-10-2014
Nome científico: Portulacaria afra (Jacq)
Nomes comuns: Portulacaria, Arbusto-elefante, Pé-de-elefante
Família: Portulaceae
Origem: África do Sul

29-07-2013
29-10-2014
A portulacaria é uma planta suculenta perene de porte arbustivo que pode atingir 5 metros de altura. As suas pequenas folhas são verdes, simples e obovadas. Os seus caules são vermelhos e têm tendência a ficar lenhosos com o passar dos anos. As suas flores são muito pequenas, cor-de-rosa,  em forma de estrela e organizadas em pequenos grupos.
No jardim, esta planta pode ser usada de forma isolada ou em grupos. Pode ser usada em sebes, vasos (no interior ou exterior) e é muito apreciada como bonsai.

04-11-2013
29-10-2014
Cultivo: Esta planta não requer muitos cuidados. Deve ser plantada em pleno solo ou num lugar onde receba muita luz durante a maior parte do dia. Prefere solos com boa drenagem. É sensível ao frio e a geadas fortes, pelo que deve ser protegida. Sendo uma planta suculenta, as suas folhas têm a capacidade de reter uma grande quantidade de água, pelo que as regas não devem ser muito abundantes. 
29-07-2013
Para além disso esta capacidade permite-lhe resistir a períodos de seca. No final do outono ou início da primavera é recomendável uma poda de formação para manter a boa estrutura da planta. Multiplica-se facilmente através de estacas.

Curiosidades: O nome do género, Portulacaria, deriva de "Portulaca + aria", o que sugere alguma semelhança com o género Portulaca; O nome da espécie, afra,  refere-se à sua origem geográfica; É uma planta também conhecida popularmente como mini-jade devido a algumas semelhanças com a Crassula ovata e, por isso, às vezes é referida como Crassula portulacaria embora nem sequer seja da família Crassulaceae; Consta que no sul de África, esta planta é uma fonte de alimento importante para os elefantes, pelo que é conhecida pelo nome arbusto-elefante. 

3 comentários:

  1. Tenho uma tão pequena que dá a té vergonha de mostrar ,
    como a sua cresceu!
    Bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. A minha está secando as folhas o que fazer

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...