quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cufea

09-10-2014

Nome científico:  Cuphea hyssopifolia
Nomes comuns: Cufea, Cuféia, Cufia, Falsa-urze
Família: Lythraceae
Origem: México e Guatemala

27-11-2014
A cufea é um pequeno arbusto perene que pode atingir os 50 cm de altura. Esta planta apresenta um porte ereto, é muito ramificada e a sua folhagem delicada é composta por folhas pequenas, lanceoladas, opostas, brilhantes e verde-escuras. As suas numerosas flores são pequenas, tubulares e podem ser de cor branca, rosa ou roxa.
É uma planta muito apreciada por florescer da primavera ao outono e exigir pouca manutenção. Pode ser utilizada em floreiras ou vasos, na formação de bordaduras, no revestimento do solo, em canteiros de forma isolada ou em conjuntos. É, ainda, uma espécie indicada para bonsai, porque tem folhas muito pequenas.

19-11-2011
13-03-2011
Cultivo: Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra (quando cultivada à meia-sombra as folhas ficam com um verde mais brilhante, mas a floração pode não ser tão intensa). 
Adapta-se à maioria dos solos, mas prefere os férteis e com boa drenagem. 
Aprecia regas regulares. É sensível ao frio intenso, mas resistente a pragas e doenças. 
Devemos ir aparando a planta de forma a tirar as flores velhas, estimulando assim a sua renovação. Multiplica-se por sementes e estacas (semilenhosas ou de ramos novos).

09-10-2014
22-10-2014
Curiosidades: O nome do género, cuphea, tem origem na palavra grega kyphos que significa "torto" e/ou "corcunda"; Este género apresenta cerca de 250 espécies, que na sua maioria vivem em lugares húmidos, nas zonas tropicais do continente americano; Algumas espécies são usadas para produzir óleo de cuphea (idêntico ao óleo de coco ou de palma); A nossa planta é uma variedade anã.

Nota: 1.ª atualização.

1 comentário:

  1. É curioso que este ano encontrei imensas joaninhas nesse arbusto, em locais diferentes num jardim do Porto. Ainda estou para saber se existirá alguma atração entre ambos, ou foi só mera coincidência. Mas será um arbusto que ainda hei-de plantar cá em casa.

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...