quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Visitantes: Pega Rabuda

02-04-2014

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Nome científico: Pica pica
Nomes comuns: Pega-rabuda, Pega-rabilonga

A pega-rabuda é uma ave com cerca de 45 cm de comprimento com um aspeto inconfundível: o seu corpo está coberto por uma plumagem preta e branca e possui uma cauda bastante longa. Quando é vista de perto e em boas condições de luz são visíveis alguns reflexos metálicos azuis e verdes.
É uma ave comum no norte e centro do país, podendo ser encontrada numa grande variedade de habitats. Tanto se adapta a zonas agrícolas de características diversas, como terrenos de cultura com arbustos e árvores ou pequenas matas nos campos, como a zonas suburbanas com parques ou jardins.
16-03-2014
É considerada uma ave residente muitas vezes observada aos pares ou em pequenos bandos (embora no inverno possam ser vistos bandos de dezenas de aves).
08-10-2014
As pegas-rabudas alimentam-se essencialmente no chão ou saltitando entre ramos e arbustos. Da sua dieta fazem parte principalmente insetos, mas também caçam pequenos vertebrados (especialmente ratos-do-campo), comem ainda grãos de cereais e outros alimentos vegetais, e, por vezes, atacam ninhos de outras aves, exploram carcaças de animais e desperdícios gerados pelas populações. O hábito de armazenar comida excedente ter-lhe-á permitido adaptar-se e expandir-se a habitats aparentemente inóspitos.
08-10-2014
02-04-2014
02-04-2014
Estas aves, na época de reprodução têm um comportamento territorial. Fazem normalmente os seus ninhos em árvores e depositam nele entre 3 e 7 ovos que eclodem cerca de 21 dias após a postura. As crias estão aptas a abandonar a segurança do ninho com cerca de 30 dias. 
02-04-2014

Curiosidades: A pega-rabuda pertence à família da pega-azul (Cyanopica cyana) e do corvo (Corvus corax); Distinguem-se cerca de 13 subespécies, entre as quais temos a Pica pica melanotos que é a pega-rabuda presente na Península Ibérica; Esta ave pode viver até aos 15 anos; Os seus hábitos alimentares (come quase tudo) deram origem a que o nome da espécie – Pica – fosse dado a uma doença de comportamento humano, o Síndrome de Pica, que se caracteriza pela propensão a comer coisas estranhas; A sua reputação de ladra é pouco justificada, uma vez que ocorrências autênticas de cleptomania são extremamente raras, tendo sido no entanto reportados alguns casos de ninhos com objetos brilhantes, não necessariamente de prata, mas que nada têm a ver com alimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...