sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Crassula Ovata


20-12-2012
Nome científico: Crassula ovata
Sinonímias: Crassula argentea, Crassula articulata
Nomes comuns: Planta-jade, Planta-de-jade, Árvore-da-amizade, Planta-da-sorte
Família: Crassulaceae
Origem: África do Sul

15-12-2012
A Crassula ovata é uma planta suculenta e apresenta um ciclo de vida perene. Possui um porte arbustivo muito ramificado, compacto e arredondado. Os seus caules quando jovens são da mesma cor e textura das folhas e com o tempo tornam-se lenhosos e castanhos na base. As suas folhas crescem opostas ao longo dos ramos, são ovais, carnudas e possuem uma coloração verde-jade. Estas podem desenvolver uma coloração avermelhada nas margens quando a planta desfruta de altos níveis de luz solar. As suas inflorescências, dependendo do clima, podem apresentar pequenas flores brancas ou rosadas, em forma de estrela, entre o outono e a primavera.

29-05-2011
29-07-2014
Utilizações: Esta crassula é das plantas de interior e exterior mais comuns, pois requerer poucos cuidados. Pode ser usada em vasos, floreiras e em jardins de pedra. É também usada como bonsai, devido ao facto de conseguir manter a sua forma de árvore em miniatura. As suas flores atraem vários insetos tais como abelhas, vespas, besouros e borboletas.

Cultivo: A Crassula ovata é uma planta muito fácil de cultivar, reproduzir e cuidar. Deve ser cultivada em pleno sol ou meia-sombra, mas tendo em conta que a sua floração será maior se a planta se encontrar numa posição bastante ensolarada. Adapta-se a vários tipos de solo desde que sejam bem drenados. É uma planta tolerante à seca, ao vento e às condições costeiras. Tolera geadas leves no inverno. Deve haver cuidado na rega, pois se for regada demais, o caule pode apodrecer. Multiplica-se facilmente por estacas.

02-06-2012
15-12-2012
29-07-2014
Curiosidades: O nome Crassula é o diminutivo do latim crassus que significa grosso, gordo ou suculento, dando nome ao género e a toda a família (Crassulaceae); O nome da espécie ovata significa em forma de ovo, referindo-se às suas folhas; O género Crassula contém cerca de 150 espécies de plantas suculentas perenes e que podem ser encontradas em quase todo o mundo; As Crassulas têm uma maneira especial de reduzir a perda de água a partir de suas folhas sem limitar a sua capacidade de fotossíntese.
20-12-2012
13-01-2014
Nota: 1.ª atualização.

4 comentários:

  1. Thanks for your marvelous posting! I certainly enjoyyed reading it, you happen to be a grdat author.
    I will bbe sure to bookmark your blog and will often come back sometime soon. I want to encourage one to
    continue your reat writing, have a nice day!

    My blog post; Find out more about China and Hong Kong on Wikipedia

    ResponderEliminar
  2. Até a gatinha queria bater foto junto á plantinha, eu tenho desta mas ainda não deu a honra de flor.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. As folhas desta planta tem uso medicinal? E como posso utilizar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Quando procuramos informação sobre a planta encontramos algumas referências acerca do uso das suas folhas na medicina popular (por exemplo para acabar com verrugas e náuseas), contudo não sabemos como pode ser usada e se realmente tem propriedades medicinais.
      Cumprimentos.

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...