quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ajuga

09-04-2014

Nome científico: Ajuga reptans
Nomes comuns: Ajuga, búgula, consolda-média, erva-de-são-lourenço, erva-férrea, jujuba, língua-de-boi, erva-carocha
Família: Lamiaceaea (anterior Labiatae)
Origem: Europa, Ásia e Norte de África
24-03-2014

A ajuga é uma planta vivaz, herbácea que não cresce mais do que 15 a 20 cm, mas que pode expandir-se até aos 50 cm. As suas folhas não possuem pelos, as inferiores são obovadas (ou seja, são ovadas, mas com a parte mais larga para cima), inteiras ou levemente onduladas. Originalmente a planta tem a folhagem verde, no entanto as variedades violáceas e púrpuras tornaram-se mais frequentes. As suas flores são pequenas espigas eretas de cor azul que surgem desde a primavera até ao outono.
05-02-2014
20-03-2014
09-04-2014

Esta planta é autóctone em Portugal continental, sendo mais frequente especialmente no norte do país. Pode ser encontrada em bosques caducifólios ou pinhaislameiros, preferencialmente em locais húmidos e sombrios, desde que não estejam encharcados.

14-04-2014
Propriedades e utilizações: A ajuga é popularmente utilizada como anti-inflamatória, cicatrizante, diurética e febrífuga, mas recomenda-se apenas para uso externo, visto ser tóxica e possuir também efeitos narcóticos.
Nos jardins, podemos utilizar esta planta para cobrir o solo ou limitar bordaduras. Também se usa em jardins rochosos. 
14-04-2014
É útil para a horta, uma vez que atrai polinizadores.

Curiosidades: A ajuga começou por ser utilizada como planta ornamental no século XVIII; Existem vários cultivares desta planta onde podemos escolher quer os tons da folhagem (folhas púrpuras, cor de bronze e mescladas, creme, cor-de-rosa, amarelo...) quer a cor da floração (para além da tradicional cor púrpura podemos ter flores brancas ou cor-de-rosa).

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...