quarta-feira, 30 de abril de 2014

Watsonia

21-04-2014
Nome científico: Watsonia borbonica
Nome comum: Watsonia
Família: Iridaceae
Origem: África do Sul

17-04-2014
A planta watsonia é uma herbácea bolbosa de ciclo de vida perene (por vezes comporta-se como vivaz, perdendo a parte aérea após a floração). As suas folhas são verdes, longas e em forma de espada. Apresenta longas hastes com flores grandes, vistosas, cor-de-rosa, levemente perfumadas e em forma de trombeta. O seu fruto é uma cápsula oblonga que contém as sementes.
Esta planta com o tempo forma grandes maciços, pelo que precisa de algum espaço no jardim. Pode ser usada como flor de corte.

Cultivo: Esta é uma planta de crescimento rápido e que requer pouca manutenção. Deve ser cultivada em pleno sol e em solos bem drenados. Resiste moderadamente a baixas temperaturas. Após a floração, as folhas e as hastes devem ser cortadas. Multiplica-se por bolbos e sementes.
19-05-2013
17-04-2014
21-04-2014

Curiosidades: O nome do género, Watsonia, é uma homenagem ao botânico britânico William Watson; As suas flores são consideradas zigomorfas (zigo = par; morfos = forma), ou seja, apresentam uma simetria bilateral, podendo ser divididas unicamente em duas partes iguais; Existe uma variedade de flor branca que é muito apreciada nos jardins; No seu habitat natural e após os incêndios, a watsonia é uma das primeiras plantas a rejuvenescer e floresce abundantemente, aumentando a produção de sementes e, consequentemente, o número de plantas; Assim, é também, nestas áreas queimadas, uma importante fonte de alimento para os insetos e pássaros que se alimentam de néctar, e para os diferentes roedores que comem as sementes produzidas.

1 comentário:

  1. Que planta maravilhosa , parece que suas pétalas são de papel de seda.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...