quinta-feira, 3 de abril de 2014

Oxalis articulata

25-03-2014

Nome científico: Oxalis articulata
Nome comum: -
Família: Oxalidaceae
Origem: América do Sul

25-03-2014
A oxalis articulata é uma planta herbácea vivaz com cerca de 10-30 cm de altura. 
Caracteriza-se pelo crescimento cespitoso (cresce lançando novos brotos ou caules de maneira aglomerada, geralmente formando uma touceira ou um espesso tapete) e por se apresentar coberta de pelos. O seu rizoma é avolumado e os seus caules são delicados. As suas folhas, verdes e basais, apresentam pecíolos longos e são compostas por três lóbulos que têm a forma de um coração. As suas flores, compostas por cinco pétalas, são rosadas ou purpúreas e apresentam algumas linhas mais escuras. Esta planta floresce desde o início da primavera ao fim do verão. O seu fruto é uma cápsula que abre espontaneamente quando atinge a maturação, libertando as sementes. Na Península Ibérica, ao que parece, esta espécie de oxalis raramente se reproduz através das sementes,  mas fá-lo através da divisão de rizomas.
03-04-2014
03-04-2014

Esta planta foi introduzida em Portugal e noutros países da Europa com fins ornamentais, mas pelos vistos “escapou” dos jardins. O exemplar apresentado encontrava-se num terreno abandonado e perto de umas ruínas. A sua flor de cor brilhante e invulgar atraiu-nos e trouxemo-la para o nosso jardim. Só agora a conseguimos identificar e descobrir que é considerada uma planta invasora, sendo da  mesma família da "super invasora" erva-canária.

25-03-2014
03-04-2014
Curiosidades: A designação do género Oxalis deriva do grego "oxys" que significa ácido e "hals"  que significa sal, sendo que as plantas da família Oxalidaceae contêm grandes concentrações de ácido oxálico, o que lhes confere o sabor amargo/azedo. Já mencionado na erva-canária; O nome da espécie  articulata  está relacionado com a forma da sua raiz.

2 comentários:

  1. Ela é muito invasora , sua flor é linda , mas suas batatinhas
    se proliferam rapidamente.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...