quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cinco em rama

15-04-2014
Nome científico: Potentilla reptans
Nomes comuns: Cinco-em-rama, potentilha, quinquefólio, tormentilha
Família: Rosaceae
12-01-2014

A planta cinco-em-rama é uma herbácea, rastejante e perene (com um comportamento vivaz). Os seus caules, longos e prostrados, enraízam nos nós. As suas folhas, estipuladas e longamente pecioladas, são formadas por cinco folíolos que nascem dum mesmo ponto dando-lhe uma forma palmada. As suas flores são solitárias, amarelas e têm cinco pétalas. O seu fruto é um conjunto de aquénios rugosos e glabros.

12-01-2014
É uma planta autóctone que ocorre naturalmente no território português. Pode ser encontrada nas margens de linhas de água, em campos agrícolas ou em bermas de caminhos desde que sejam terrenos com alguma humidade. Prefere solos argilosos, básicos ou neutros.
12-01-2014

Propriedades e utilizações: São-lhe atribuídas principalmente propriedades adstringentes, febrífugas e anti-inflamatórios, devido ao facto da planta ser composta por taninos. Popularmente diz-se que a infusão da planta seca pode ser utilizada no tratamento da diarreia, em forma de gargarejo ajuda no tratamento da garganta inflamada ou dor de dentes e que usada externamente funciona como uma loção adstringente.
15-04-2014
A planta é, normalmente, recolhida na Primavera, colocada a secar à sombra, podendo ser depois utilizada em infusões associada a outras plantas.
As suas folhas novas são comestíveis e podem ser adicionadas a saladas.
Na cosmética, a planta é usada como ingrediente em muitas preparações para a pele, como por exemplo em cremes antirrugas.
15-04-2014
As suas flores são muito apreciadas pelas abelhas. As suas folhas servem de alimento a algumas larvas e traças. Esta planta pode ser uma boa opção na cobertura do solo.

Curiosidades: O género Potentilla alberga cerca de 500 espécies; Na Idade Média, a planta cinco-em-rama era usada como ingrediente em muitos feitiços; Parece que o nome do género deriva da palavra latina Potens (= poderosas propriedades curativas), isto devido às virtudes medicinais que eram atribuídas a estas plantas; O nome da espécie, reptans, está relacionado com o hábito rastejante desta planta; O nome comum cinco-em-rama relaciona-se com o facto das suas folhas estarem divididas em “cinco folhinhas” distribuídas como os dedos de uma mão. 

3 comentários:

  1. Esta planta ainda não conhecia,a flor é bem parecida com
    a do morango ornamental que tenho.
    boa noite.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Onde conseguir uma muda , ou semente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      No nosso terreno cresce espontaneamente...
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...