quarta-feira, 23 de abril de 2014

Bromélia Billbergia nutans


21-04-2014
Nome científico: Billbergia nutans
Nomes comuns: bromélia, bilgérgia, lágrimas-de-rainha (do inglês Queen's Tears)
Família: Bromeliaceae
Origem: Ocorre Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina

21-04-2014
A bromélia Billbergia nutans é uma planta herbácea de ciclo de vida perene. As suas folhas verde-escuras são finas, duras e com as bordas serrilhadas. Geralmente, esta bromélia floresce durante a primavera e as suas flores, delicadas e tubulares, nascem em longas hastes e agrupam-se em cachos pendentes. As suas brácteas, cor-de-rosa brilhante, têm flores azuis e verdes e longos estames amarelos. 
No seu habitat natural, esta planta cresce quer como epífita (plantas que vivem sobre outras plantas) em árvores baixas quer como terrestre no chão da floresta. Pelo que pode crescer em quase qualquer lugar, podendo ser cultivada dentro de casa num vaso, plantada diretamente no solo ou numa "árvore” que pode ser simplesmente um pedaço de madeira.

03-04-2014
03-04-2014

Cultivo: Deve ser cultivada num local de sombra ou meia-sombra. Não aprecia o sol direto, mas precisa de luz indireta por, pelo menos, 2 a 3 horas diárias. Como qualquer bromélia tem poucas raízes e obtém a sua humidade e nutrientes do ar, preferindo ser regada com água de chuva. No entanto se for necessário regá-la só o devemos fazer se o solo estiver completamente seco. É uma planta fácil de cultivar, pois não requer grandes cuidados e suporta períodos de negligência. Multiplica-se através da divisão da planta (novos brotos que vão surgido normalmente após a floração).

21-04-2014
21-04-2014
21-04-2014

Curiosidades: Pensa-se que existem cerca de 50 variedades de Billbergia, mas a Billbergia nutans é uma das variedades mais conhecidas e cultivadas; O género foi nomeado em homenagem ao botânico, zoólogo e anatomista sueco Gustaf Johan Billberg; Esta planta deve ser manuseada com cuidado, devido às arestas cortantes das suas folhas; Em inglês é designada popularmente como “Queen's Tears” (lágrimas-de-rainha) e "Friendship plant” (planta-da-amizade), este último nome deve-se ao facto de produzir muitos rebentos (ou plantas jovens) para dar aos amigos.
21-04-2014
21-04-2014



1 comentário:

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...