terça-feira, 4 de março de 2014

Leptospermo

21-02-1014

Nome científico: Leptospermum scoparium
Sinonímia: Leptospermum floribundum
Nomes comuns: Leptospermo, urze-de-jardim, árvore-chá, falsa-érica, érica
Família: Myrtaceae
Origem: Nova Zelândia e Austrália

O leptospermo é um arbusto semilenhoso (ou uma pequena árvore) de ciclo de vida perene e que atinge entre 1 a 3 metros de altura. De porte ereto, apresenta ramos muito ramificados e é muito florífero. A sua folhagem é persistente, composta por folhas pequenas, coriáceas, lineares e de cor verde acinzentada. As suas flores, simples ou dobradas, podem ser brancas, vermelhas ou cor-de-rosa. O seu fruto tem a forma de cápsula e aparece durante o verão e outono.

26-03-2011
30-04-2011
Cultivo: Esta planta deve ser cultivada sob sol pleno, mas consegue adaptar-se à meia sombra. Aprecia um solo fértil e muito drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Tolera períodos curtos de geada e depois de estabelecida suporta alguma secura. Aguenta muito bem a poda, desde que não seja da parte mais lenhosa. Depois da floração deve ser podada para crescer frondosa e compacta. É uma espécie que resiste bem aos ventos fortes das zonas costeiras. Multiplica-se por sementes, produzidas em grande número e colhidas após a queda das flores, ou por estacas herbáceas (Nota: Apesar das várias tentativas, até à data ainda não conseguimos multiplicar o leptospermo, nem por semente nem por estaca).

28-02-1014
28-02-1014
Utilizações: Existem algumas referências às propriedades antibacterianas desta planta, onde o seu óleo essencial é indicado para o tratamento de pé-de-atleta, acne, herpes labial ou picadas de insetos, por exemplo. É, também, usado no fabrico de produtos cosméticos como sabonetes e cremes. Consta, ainda, que estas propriedades são transmitidas para o mel fabricado pelas abelhas a partir do néctar recolhido nas suas flores.
As suas folhas frescas e picantes podem ser usadas na preparação de um chá perfumado e refrescante.
A sua madeira é muito resistente, sendo muitas vezes usada nos cabos de ferramentas. A sua serradura quando usada para fumar carne ou peixe fornece-lhes um sabor diferente.
Podemos obter um corante amarelo-verde a partir das flores, ramos e folhas.
10-01-1013
28-02-1014
28-02-1014
No jardim, o leptospermo pode ser utilizado em conjunto com as sebes corta-vento ou nos maciços, mas também é uma boa opção quando plantado isolado. As suas flores apresentam uma grande longevidade, são perfumadas e muito atrativas para insetos como as abelhas.
É uma planta bastante apreciada também na arte do bonsai, por apresentar naturalmente folhas e flores pequenas.

18-02-1014
(Há uma formiga na flor!)
28-02-1014
(Há um gato escondido!)
Curiosidades: Existem mais de 85 cultivares diferentes desta espécie; O nome comum em inglês, Manuka, deve-se ao facto de James Cook ter utilizado as suas folhas para fazer chá; O nome comum "Tea Tree", também usado para designar a árvore da espécie Melaleuca, sugere que ambas foram usadas pelo Capitão Cook para fazer chá; Algumas aves (espécie Cyanoramphus) usam as folhas e casca desta planta (por exemplo através da ingestão) para se livrarem de parasitas; Diz-se que a sua madeira foi utilizada, por tribos da Nova Zelândia, na construção de canoas e na confeção de ferramentas para a pesca.

Nota: 1.ª atualização 

1 comentário:

  1. Estes nomes cientificos são feios pra caramba , mas
    a flor é muito bela compensa.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...