quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Visitantes: Alfaiate

05-02-2014

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera
Família: Gerridae
Género: Gerris
Nome científico: Gerris lacustris
Nomes comuns: Alfaiate, sapateiro, barqueta

O alfaiate é um inseto com um corpo muito fino e alongado, podendo medir entre 8 e 10 milímetros de comprimento. Tem seis pernas, duas antenas compridas e olhos grandes. Tanto o seu corpo como as suas patas estão cobertas de pelos minúsculos revestidos por uma cera que impermeabiliza toda a superfície do inseto. Esta característica distingue-o, pois oferece-lhe a capacidade de deslizar sobre a água, apoiando-se no seu longo par de patas e usando o par posterior como leme.

05-02-2014
Em Portugal é comum encontrá-lo, entre abril e novembro, sobre a superfície de águas doces em barragens, tanques, charcos temporários e ribeiras. Este inseto é também abundante em árvores, arbustos e numa grande variedade de plantas herbáceas.
É uma espécie predadora que se alimenta de outros insetos, os quais captura com as patas dianteiras.
O alfaiate passa o inverno abrigado sob a vegetação próxima da água. No princípio da primavera, a fêmea deposita os ovos sobre as plantas aquáticas próximas.

Curiosidades: Nos Estados Unidos estes insetos são conhecidos como Water Strider, ou Jesus Bugs, no Brasil são chamados de “aranha-d'água” ou “inseto-jesus”, isto devido à sua capacidade para “caminhar sobre a água”; A sua adaptação ao meio aquático permite-lhe deslocar-se 1,5 m por segundo; Apesar de preferirem as águas paradas, são capaz de nadar com firmeza em águas correntes, desde que a velocidade não seja muito elevada; Os alfaiates ajudam-nos a manter os lagos limpos de outros insetos, como por exemplo dos mosquitos; Tendo em conta que os alfaiates conseguem caminhar à superfície da água devido à existência de uma tensão superficial da mesma, podemos dizer que quando existe poluição na água, a sua tensão superficial diminui, logo estes insetos são impedindo de viverem à superfície.

05-02-2014

1 comentário:

  1. Quando pequena eu ficava encantada com ele em cima da água,
    agora não simpatizo nada com ele.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...