quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Pitósporo ondulado

23-03-2013

Nome científico: Pittosporum undulatum
Nomes comuns: pitósporo-ondulado, árvore-do-incenso, pau-incenso, incenseiro, falsa-árvore-do-incenso
Família: Pittosporaceae
Origem: Austrália

O pitósporo-ondulado é um arbusto ou uma pequena árvore com um ciclo de vida perene. As suas folhas persistentes apresentam uma coloração verde-escura, são ovado-lanceoladas, glabras e de margens onduladas. As suas flores são brancas e muito aromáticas. Os seus frutos são cápsulas obovoides, glabras e cor-de-laranja quando maduros. No seu interior encontram-se as sementes, também cor-de-laranja, envolvidas por mucilagem.
Esta planta foi introduzida em Portugal com fins ornamentais em jardins, arborização urbana e sebes. Isto devido à sua folhagem persistente, verde e lustrosa, à sua flor aromática e ao facto de formar abrigos e suportar bem a poda. Contudo, hoje em dia tem o estatuto de invasora
28-12-2011
30-01-2013
04-05-2013
29-07-2013

Os fatores que facilitam a invasão são: desenvolve-se bem à sombra, apesar de ser uma espécie de luz; É pouco exigente quanto ao solo, crescendo bem no litoral e em terrenos calcários; Forma povoamentos densos, impedindo o desenvolvimento de outras espécies; Reproduz-se vegetativamente formando vigorosos rebentos de touça e raiz após o corte; Reproduz-se por via seminal produzindo muitas sementes (até 37500 sementes/árvore), que são dispersas por animais, sobretudo por aves; As suas folhas contêm toxinas que inibem o desenvolvimento de outras espécies na sua proximidade.

Curiosidades: As margens onduladas das suas folhas deram o nome à espécie, undulatum; O aroma das suas flores é percetível a longa distância, mas é mais intenso durante a noite; Existem autores que afirmam que as suas flores perfumadas atraem todos os polinizadores para si, podendo reduzir a disponibilidade destes para as plantas nativas; As suas folhas quando esmagadas produzem um odor pungente; Há indicações que a sua madeira é usada na fabricação de tacos de golfe; Esta planta nasceu no nosso terreno e agora acreditamos que foi algum passarinho que trouxe a semente.
06-03-2013
26-09-2013
08-05-2013

3 comentários:

  1. Mesmo sendo invasora é uma bela planta,
    ´s só ficar cuidando e quando aparecerem mudas
    já cortar de pequenas.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. ☆♥☆♥♥☆♥☆♥
    ❊..(
    ✿.(,)
    ❊|::::|.☆¸.¤ª“˜¨
    ✿|::::|)/¸.¤ª“˜¨˜“¨
    ❊|::¸.¤ª“˜¨¨˜“¨
    ✿%¤ª“˜¨¨
    ❊‪“˜¨
    Passando para desejar um FELIZ NATAL e um NOVO ANO repleto de muitas e grandes realizações.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Agradecemos e desejamos, também, um Feliz Natal e um Bom Ano Novo.

    Um abraço

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...