quarta-feira, 19 de junho de 2019

Maracujá azul

30-05-2013

Nome científico: Passiflora caerulea
Nomes comuns: Maracujá-azul, Flor-da-paixão, Martírios-de-Cristo, Maracujá-da-polpa-vermelha
Família: Passifloraceae
Origem: América do Sul

15-10-2013
13-07-2015
O maracujá-azul é uma trepadeira lenhosa com um ciclo de vida perene. Se a planta encontrar um apoio/tutor é capaz de atingir 15-20 metros de altura. As suas folhas apresentam uma coloração verde-escura, são simples, alternadas e profundamente lobadas. Nas axilas apresenta estípulas e gavinhas (órgãos que ajudam a planta a fixar-se enquanto trepa). As suas flores são brancas e azuis-violeta e são muito decorativas. Estas dão lugar a frutos amarelo-alaranjados, ovais, carnudos, de polpa avermelhada e repleta de sementes.

16-10-2013
Utilizações: O maracujá-azul é uma planta muito usada nos jardins como trepadeira ornamental, devido às suas bonitas flores. Como cresce rapidamente é, ainda, usada para cobrir muros e sebes. Devemos ter em atenção que se encontrar as condições ideias pode tornar-se invasiva.
16-10-2013
30-05-2013
Os seus frutos maduros, apesar de comestíveis, não são muito apreciados, pois são insípidos, sem qualquer aroma e com sementes duras. Contudo, podem ser consumidos crus, transformados numa bebida refrescante ou em cremes e mousses. A forma para termos a certeza que os frutos estão maduros e aptos a serem consumidos é esperar que caiam da planta.
Atrai animais auxiliares, pois as abelhas e outros insetos alimentam-se do pólen das suas flores e as aves consomem avidamente os seus frutos maduros, favorecendo a dispersão das suas sementes. 
Esta planta, como é das mais resistentes do seu género, pode ser usada como porta-enxerto para alguns membros menos resistentes ao inverno, como o maracujá-roxo (Passiflora edulis).

Cultivo: É uma planta robusta que se adapta a quase todo o tipo de solo, desde que bem drenados. Deve ser plantada em pleno sol, mas suporta zonas parcialmente à sombra. Necessita de uma rega moderada durante os meses mais quentes de verão. Muito resistente ao frio durante o inverno, pode perder as suas folhas devido aos ventos fortes e às geadas, mas se estiver estabelecida rebentará na primavera seguinte. Pode ser podada no final do inverno. Multiplica-se a por semente ou divisão da planta.
08-06-2017
05-07-2016
08-06-2017

Curiosidades: São conhecidas cerca de 600 espécies diferentes de Passiflora; O nome da espécie, caerulea, deriva do latim e significa azul devido à coloração azul dos estames das suas flores; O nome comum flor-da-paixão (passion fruit em inglês e fruit de la passion em francês) foi atribuído por missionários ao verem a flor durante as festividades da Páscoa, associando-a à paixão de Cristo; Há algumas indicações que esta planta só frutifica se tiver por perto outras espécies do mesmo género; Devemos ter em atenção a toxicidade da planta (desde as folhas às raízes), assim como do seu fruto em verde, pois só a planta Passiflora incarnata é usada para fins medicinais.
08-06-2019
08-07-2015
25-06-2015

Nota: 1º atualização; Original de 22.10.2013

1 comentário:

  1. A este de cima da flor é muito parecida com os
    orgãos reprodutores da mulher, achei parecido.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com/

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...