quarta-feira, 8 de maio de 2013

Recursos para Adubos

14-04-2012
Já que aqui falamos de adubos/fertilizantes, será que podemos ser sustentáveis e usar os nossos próprios “adubos”? 
Se nos guiarmos pela ideia: "A matéria orgânica é a sopa e a matéria mineral o sal" talvez se torne mais fácil...

Estrume de animais
Os estrumes (ou matérias orgânicas de origem animal) são importantes quer na fertilidade do solo quer na compostagem. São diferentes dependendo do tipo de animais que o produziram.
Restos das podas
Os ramos das árvores e/ou arbustos provenientes das podas podem ser partidos (ou triturados) e espalhados no solo durante o Inverno.
13-02-2013

Borras de Café
O café é uma fonte de nutrientes, oferecendo às plantas azoto, fósforo, potássio, cobre, zinco, entre outros. Já mencionado aqui. Podemos usar uma medida de café para 4 de água e depois regar as plantas. 
Chá
Podemos usar as folhas de chá, depois de frias para colocar à volta das plantas. Por exemplo, o chá verde é rico em azoto. Podemos, ainda, usar o resto da infusão para borrifar as plantas de vaso, fornecendo-lhes doses de oligoelementos (microminerais).
Cascas de ovo
20-12-2012
As cascas de ovo são 93% de carbonato de cálcio, fornecendo às plantas cálcio e potássio. Podemos deixar secar as cascas, esmagá-las finamente ou até ficarem em pó e espalhá-las em volta da planta; ou deixar de molho as cascas (de 5 a 7 ovos) num litro de água, por um dia e depois usar a água para regar as plantas.
Cascas de banana
As cascas da banana são uma fonte rica em potássio (importante na floração e frutificação). Podemos cortar as cascas de banana aos pedaços bem pequenos e juntar ao solo perto das plantas (ao que parece até as roseiras produzem mais rosas); Secar as cascas da banana ao sol, depois de secas triturar e juntar água (para cada litro usar 7 a 8 cascas de banana) e regar as plantas.
Da mesma maneira, as cascas de batata e de cenoura (caso não sejam usadas na compostagem) podem ser colocadas diretamente nos vasos para ajudar o desenvolvimento das plantas.
17-04-2013
Cinzas
Podemos usar a cinza (vegetal/de madeira) para adicionarmos cálcio, magnésio, fósforo e outros elementos que podem ter influência no desenvolvimento das plantas (na floração e/ou frutificação). Podemos diluir as cinzas em água e regar ou deitar camadas finas sobre o solo.
Farinha/pó de ossos
A farinha de ossos é um fertilizante natural rico em fósforo, cálcio e magnésio (perde o azoto se usarmos esta técnica), não queimas as plantas e ajuda/estimula o seu crescimento, floração e frutificação. Assim, podemos arranjar ossos num talho, por exemplo, e submetê-los a alta temperatura, de forma a que queimem completamente. Estes ficam brancos e quebradiços, bastando reduzi-los a pó depois de arrefecerem (por aqui sempre que fazemos comida para os cães costumamos fazer uma fogueira e aproveitamos para queimar os ossos que eles já roeram e não querem mais).
Urtigas
19-07-2012
O chorume de urtiga, já falado aqui, que é obtido através da fermentação das mesmas, pode ser feito com 1 kg de urtigas e 10 L de água, de preferência da chuva. Deixamos macerar por 4 a 5 dias e depois diluímos 1 litro de chorume em 10 L água (se pretendermos uma estimulação foliar) ou 2 litros para 10 L de água (como estimulante do solo e raízes).
Água de cozedura dos vegetais
Podemos aproveitar a água de cozer os legumes, desde que não tenha sal, e regar as plantas, oferecendo-lhes alguns nutrientes.
Algas
Quando vamos à praia podemos aproveitar para trazer algas :) pois contêm oligoelementos e ajudam os microrganismos do solo. Podem ser usadas frescas ou secas desde que antes sejam bem lavadas ou secas ao sol, para remover o sal (os asiáticos vendem algas secas). Podemos picar algumas algas, adicionar água e regar as plantas; Podemos coloca-las diretamente no solo à volta das plantas ou no composto.
Imagem daqui
Vinagre
O vinagre pode ser usado em plantas que preferem solos ácidos, pois aumenta a acidez no solo e fornece nutrientes que essas plantas necessitam. Podemos misturar uma colher de chá de vinagre branco num litro de água e borrifar as plantas.
Urina
Parece nojento, mas se vem de um corpo saudável por que não pode ser usada? A urina (humana ou de outros mamíferos, por exemplo bovinos) possui vários nutrientes. É composta pela ureia que parece conter mais fósforo e potássio do que muitos dos fertilizantes que compramos.
Cascas de nozes
As cascas de nozes têm percentagens elevadas de fósforo e potássio, sendo ainda ricas em em sódio, ferro e zinco. Devido ao seu processo lento de decomposição em vez de serem acrescentadas à compostagem podem ser usadas diretamente no solo, pois vão  enriquecê-lo e num solo argiloso ajudam a evitar a formação da crosta superficial após as regas.

2 comentários:

  1. Meus cunhados tem cavalos e meu marido sempre tráz estrume para mim plantar e é muito bom .

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...