quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prunus x cistena


29-03-2013
Nome científico: Prunus x cistena
Família: Rosaceae

A Prunus x cistena é um arbusto ou arvoreta de folhagem caduca e ciclo de vida perene. As suas folhas apresentam uma forma elíptica, são vermelho-púrpura, brilhantes e mais pequenas que as da cerejeira-de-jardim (Prunus cerasifera 'Pissardii'). As suas flores são cor rosa ou brancas e cobrem toda a planta na primavera.
Utiliza-se para alinhamentos e para dar cor aos jardins, devido à coloração sua folhagem.

Cultivo: Deve ser cultivada em pleno sol ou meia sombra, pois se receber muita sombra as suas folhas vão mudar para uma coloração verde-bronze. Prefere solos bem drenados. A planta pode ser podada no outono para que mantenha uma forma oval. É muito suscetível a pragas e doenças. Multiplica-se, facilmente, por estacas herbáceas.

21-03-2013
30-03-2013
07-04-2013
04-05-2013












Curiosidades: A Prunus x cistena é um híbrido resultante da cerejeira-de-jardim, Prunus cerasifera 'Pissardii'  com a P. pumila ou P. besseyi, daí as semelhanças; Pode viver cerca de 10-15 anos; É uma planta muito atrativa para abelhas, borboletas e/ou aves devido às suas flores perfumadas e aos pequenos frutos que produz; Podemos obter um corante verde a partir das suas folhas; Os seus frutos podem ser consumidos; É provável que as suas folhas e sementes (tal como outras plantas do género: macieira, pessegueiro, amendoeira, cerejeira...) produzam cianeto. Claro que as quantidades produzidas são efetivamente pequenas e inofensivas, mas podem ser detetadas pelo sabor amargo.

30-03-2013
12-06-2013

2 comentários:

  1. Olá!Cheguei hoje aqui e gostei muito do que vi.Vou passar a visitar sempre.Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  2. Olá Zézinha,

    Seja sempre bem vinda, assim como os seus comentários e sugestões!
    Um abraço,
    faroleco.blogspot.pt

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...