sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A influência da Lua na Agricultura


13-08-2011
Após tantas vezes ouvirmos falar da influência da lua na agricultura (principalmente pelas pessoas mais velhas), decidimos que era altura de experimentar…

A influência da lua sobre as plantas é conhecida pelos agricultores desde a antiguidade, pois o sucesso das culturas depende da melhor altura para semear/plantar.
Em traços gerais, a influência da lua baseia-se em dois princípios: a diferença de luminosidade, segundo as fases da lua; e a força de gravidade e a atração que exerce sobre os líquidos (neste caso a seiva das plantas).

Durante o Quarto Minguante a seiva concentra-se na raiz. Devem-se plantar ou semear, todas as plantas cujo órgão comestível se desenvolve abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bolbos), isto porque a planta ao germinar força o enraizamento, como por exemplo cebolas, batatas, cenouras, rabanetes, beterrabas nabos... Diz-se que "nesta fase da lua as coisas que crescem da terra para fora minguam e as coisas que crescem de fora para dentro vigoram". Esta fase é boa para cortar canas/bambus, madeiras para construção e cabos para ferramentas (especialmente no minguante do mês de janeiro). Devemos fazer a colheita das sementes, para guardar para o ano seguinte, quase na transição para a Lua Nova, assim como a apanha da batata, cebola, alho (para grelarem o mais tarde). Em geral, as árvores devem ser podadas no Quarto Minguante e nunca na Lua Nova ou Lua Cheia. Assim como a poda da vinha também deve ser feita no Minguante ("Vinha na Lua Nova podada, nem dá vinho nem dá nada").

imagem daqui
Na Lua Nova a seiva manifesta-se em maior quantidade no caule, em direção aos ramos. As plantas têm baixa resistência às pragas, e diz-se que "ganham muita rama e não produz em nada" (ou os frutos são poucos e não se desenvolvem), sendo a sementeira ou o plantio muito desaconselhado. Caso se semeie ou plante, deve ser com vista ao aproveitamento das folhas sem que formem repolho (como couves, cebolinho, alface, espinafres).  

Entre o Quarto Crescente e a Lua Cheia, devemos plantar ou semear tudo o que se desenvolve acima do solo (hortaliças e frutos). Nesta fase, a lua exerce uma influência muito boa sobre as plantas/agricultura, já que a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Podemos cultivar frutíferas, legumes ou cereais (tomates, pimentos, beringelas, feijões, favas, ervilhas, pepinos, melões, abóboras, milho, arroz entre outras culturas). Durante esta fase, deve ser feita a enxertia das espécies fruteiras que produzem flor temporã (pessegueiros, ameixeiras e amendoeiras). Ditados populares: "Se queres ser bom ervilheiro, semeia no crescente de janeiro"

Na Lua Cheia a seiva concentra-se na copa das plantas e nos brotos (ramos e folhas). Esta fase é boa para colheitas, pois os frutos ficam mais suculentos e para plantar flores. Devemos evitar as sementeiras e plantios. Caso não seja possível, podemos plantar repolho, couve-flor, alface, chicória, mas só no início da fase. Contudo, há ditados populares que dizem o seguinte: "Abóbora semeada na Lua Cheia, dá abóbora e meia"; "Batatas na Lua Cheia dá cova cheia". 
Não se devem realizar podas: "Pela Lua Cheia não cortes nem a tua nem a alheia”; "Em Lua Cheia, não cortes pau nem veia”.
  
Curiosidades: É milenar o conhecimento que os chineses detêm, por exemplo, sobre a lua e o corte do bambu e/ou madeira (a ser realizado entre o Quarto Minguante e a Lua Nova, quando o teor de seiva e humidade dentro dos troncos é menor); As fases da lua alteram-se rapidamente, trocando-se numa sequência de sete dias. Consta que não devemos fazer as podas no dia da troca/alteração da fase da lua, pois as plantas podem não "compreender" ao certo qual deverá ser o seu desenvolvimento; Mais informações acerca das influências da lua aqui
13-08-2011
Existe uma vertente, a Agricultura Biodinâmica,  que revaloriza o conhecimento popular acerca da influência da lua e amplia-o, incorporando outros ritmos da lua e movimento dos planetas. O calendário biodinâmico foi elaborado pela pesquisadora Maria Thun e mostra os dias e horas certas para o cultivo de plantas comestíveis. Estas são divididas em quatro grupos: raízes, folhas, frutos e flores, cabendo-nos a nós optar tendo em conta a parte da planta que pretendemos que se desenvolva mais. Podemos consultar um calendário online e aqui fica também um almanaque  simples. 

37 comentários:

  1. Gostei muito deste artigo.
    No ano passado pela primeira vez, dediquei-me á agricultura de pequena escala, apenas para consumo próprio.
    Não liguei á luas, não tive qualquer cuidado com possíveis pragas...etc.
    Resultado, foi um fracasso total.

    Este ano pesquisei sobre agricultura biológica, e posso dizer uma coisa... a agricultura não é só semear e regar.

    Este blog está guardado nos meus favoritos... espero que continue, com este belo trabalho.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, concordo consigo!
      A agricultura não é só semear e regar... é muito mais do que isso, é um mundo onde estamos sempre a aprender e a ser surpreendidos quer seja com as nossas experiências quer com as partilhas dos outros!

      Seja sempre bem-vindo
      Um abraço,
      faroleco.blogspot.pt

      Eliminar
  2. Boa noite. Nesta altura do ano, quando devo semear as nabiças e plantar couves de Mirandela (pencas) e alface?
    Obrigado pelo excelente blog. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Estamos na altura certa para semear nabiças, couves e alfaces... nós sempre que vêm as primeiras chuvas começamos estas sementeiras, principalmente as nabiças que semeamos logo no local definitivo. Há quem comece mais cedo (em agosto) a fazer os viveiros de couves e alfaces para que nesta altura possa fazer a sua transplantação... depende da disponibilidade e das condições de cada um!
      Quando conseguimos conciliar a sementeira com a lua, apostamos no quarto crescente... mas há outras teorias e a nós, como aprendizes que somos, só nos resta fazer experiências e continuar a aprender!
      Se depois nos quiser contar como se saiu com as suas sementeiras, nós agradecemos pois assim continuaremos esta aprendizagem!

      Um abraço

      Eliminar
    2. Eu faco agricultura e faco a colheita do cebolo no dia antes da lua nova entra o resultado e excelente chega a durar o espigamento mais de um ano depois da colheita este ano nao liguei ao caso e o resultado e ja estar tudo espigado

      Eliminar
    3. Olá Manuel.
      Queremos agradecer a sua partilha, pois assim estamos sempre a aprender!
      Realmente as nossas cebolas costumam espigar bastante cedo, por isso na próxima colheita já vamos experimentar.
      Um abraço e seja sempre bem-vindo

      Eliminar
  3. que lua devo plantar o alface e que lua devo plantar o tomate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva anónimo,
      Nós plantaríamos em quarto crescente (caso fosse possível)!
      Um abraço

      Eliminar
  4. Artigo muito útil para quem pretende planear a sua sementeira e plantio.
    Este texto é uma ferramenta muito útil que se encontra muito bem estruturada.
    A influencia da lua na agricultura deveria ser uma matéria investigada nas universidades do nosso pais.
    Cumprimentos e parabéns pelo artigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Anónimo,
      Agradecemos as simpáticas palavras! Assim, temos vontade de continuar a fazer mais e melhor!
      A verdade é que há muitas teorias (e poucos estudos) sobre a influência da lua na agricultura, pelo que todos ficamos a ganhar com as partilhas, pois há sempre informações acrescentar ou a melhorar/corrigir!

      Seja sempre bem-vindo!
      Um abraço,

      Eliminar
  5. Oi muito bom e informativo o seu blog! Citei este teu post lá no meu blog-- http://maisqueummetroquadrado.blogspot.com.br/2013/12/hora-de-semear.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Falcão,
      Agradecemos a referência e seja sempre bem-vindo ao nosso blog!

      Um abraço

      Eliminar
  6. Uma preciosa ajuda para quem se inicia na agricultura, como é o meu caso. Agradecendo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Anónimo,
      Nós também agradecemos a visita e seja sempre bem-vindo!

      Um abraço

      Eliminar
  7. Bom Dia
    Será que me podem ajudar com uma situação que me aconteceu, semeei batata branca (agria) e já fiz a apanha, depois de cozida e mal sai da agua ela fica escura, qual será a causa?
    será que existe alguma solução para que não aconteça?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Também me dedico, um pouco, à agricultura biológica como hobby e achei muito interessantes as dicas que aqui encontrei.
    Obrigada e continuem a laborar!

    ResponderEliminar
  9. Ola isse e que e coisas boas instrutivas para ajudar as pessoas , eu estou a tentar arrajar algumas simentes melão rei, como a melancia sem pevides que são muite doces , em ANGRA DO HEROISMO não existe., se poder me dar ajuda onde tem ,cumprimentes de jose costa-

    ResponderEliminar
  10. Boa Tarde.
    como marinheiro de primeira viagem, gostava de saber qual o melhor mês e lua para enxertar uma amexieira.
    Agradecido e bom ano
    Luis Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís.
      A enxertia ainda é um tema onde não temos muita experiência, como tal não lhe conseguimos dar informações concretas. Sabemos que de acordo com o tipo de enxerto a realizar varia o mês para o fazer. Às vezes ouvimos dizer que enxertos de borbulha são em junho e de garfo em janeiro.
      Acredita-se que a melhor fase da lua para enxertos é entre o Quarto Crescente e a Lua Cheia.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
  11. Olá boa noite! Gostava de saber, depois da lua crescente entrar quais os dias mais convenientes, para podar e fazer mudas nas plantas, antes da lua cheia.Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ildefonso.
      Nós diríamos que os primeiros dias são os mais indicados (os que têm mais força)!
      Um abraço

      Eliminar
  12. Bom artigo!
    Uma pergunta, plantar árvores como aveleira, castanheiros ou amendoeira será melhor no quarto crescente?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Nós diríamos que sim!
      Aproveite as chuvas do outono (que este ano tendem a demorar) quando essas árvores entrarem no período de dormência (perderem as folhas).
      Esperamos ter ajudado e seja sempre bem-vinda!
      Um abraço

      Eliminar
  13. Sou um amante da agricultura para consumo caseiro e familiar e encontrei aqui um ponto de encontro que tenho seguido com rigor e sinceramente agradeço ao autor deste blog o seu desempenho. Está guardado nos meus favoritos. Obrigado e bem hajam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Agradecemos as simpáticas palavras!
      Seja sempre bem-vindo!
      Um abraço,

      Eliminar
  14. Caro Faroleco,

    Muitos parabéns pelo excelente artigo. Tenho uma dúvida em cima você diz que a melhor altura para cortar madeira/canas é no quarto minguante do mês de Janeiro porque? E também já li que ainda melhor é ser de quarto minguante para lua nova será?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diogo,
      O que nos ensinaram (e por enquanto tem dado resultado) foi que quando fazemos o corte de canas queremos que sequem depressa e durem mais, logo deve ser feito quando a seiva das plantas não está nos caules, ou seja, no minguante. O mês de janeiro está relacionado com o período de dormência das plantas.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
  15. por favor me ajude, amo tudo que vem da terra, e este ano pretendo produzir vejetais organico e de excelente qualidade no meu jardim, mas nao tenho conseguido, preciso de dicas bem clara de fazes da lua para plantar, imagino que assim seja possivel, preciso fazer valer o tempo que gasto cuidando da terra e plantando, estou usando cinza, p'o de cafe serragem, a cenoura ficou com folhas maravilhosas mas nada de cenoura e assim tem sido, obrigada e feliz ano novo, quero muita variedade no meu jardim seja flores comestiveis, legumes ou raizes

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde, estou a gostar muito do blog, mas tenho aqui uma duvida, gosto muito de agricultura, já algum tempo faço para consumo e venda. faço batatas, cebolas, inhames, alhos e ervilhas para consumo. tenho um bocadinho de terra e faço. Agora será que me podiam dar sugestões de mais legumes, hortaliças que sejam boas para vender, ou melhor que têm uma boa venda. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      Agradecemos as suas simpáticas palavras!
      Quanto à sua dúvida, não o conseguimos ajudar pois tudo o que produzimos é para consumo próprio e/ou para partilhar com a família e amigos.
      Seja sempre bem-vindo.
      Um abraço

      Eliminar
  17. o que e o quarto de lua? ex: quarto crescente?

    ResponderEliminar
  18. caro anonimo! nao tem o ditado que tudo o que se planta colhe? Pois bem, se plantar com responsabilidade e cuidado com a natureza, certamente vai prosperar, ainda que seja uma sementinha de mostarda

    ResponderEliminar
  19. Estou amando esse blog, obrigada por existir faroleco!

    ResponderEliminar
  20. Plantei um pe de limao taiti ja a quatro anos, mas o infeliz cresce muito se enche de flores e nao segura um limaozinho se quer, ja fiz de tudo um pouco! Ate dei uma surra de vara nele, minha que mandou kkkkk, me ajudem se nao terei que cortar e queimar esse pe de limao que sempre me deixa frustrada

    ResponderEliminar
  21. Não se esqueçao, as marés também teem influência na agricultura. Boas sementeiras.

    ResponderEliminar
  22. Bom Dia e Ótima Semana! Muito interessante, vou fazer experimentos com os plantios em uma Horta que estou iniciando em meu sitio no interior de SP.
    No sitio tenho uma area de Pinus que iniciamos a extração de Resina, e agora fiquei curioso para saber se as fases da Lua também influenciariam na produção?
    Agradeço seu tempo em nos desvendar alguns dos mistérios milenares.
    Cordialmente, Bury

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...