quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pera-meloa

13-12-2012

Nome científico: Solanum muricatum
Sinonímia: Solanum guatamalense
Nomes comuns: Pera-meloa, Pera-melão, Melão-de-árvore, Melão-andino, Melão-dos-Andes
Família: Solanaceae
Origem: América do Sul (região dos Andes)

09-10-2014
A planta pera-meloa é um arbusto perene e muito ramificado que pode crescer até aos 1,5 metros de altura. As suas folhas são simples, oblongas na base e lanceoladas no ápice. As suas flores são roxas, com 5 pétalas e nascem agrupadas nas axilas das folhas. Os seus frutos são ovais, de coloração creme-amarelada com estrias e manchas arroxeadas.
É cultivada, sobretudo, pelos seus frutos comestíveis, mas também tem, para alguns, interesse ornamental.
03-10-2014

Cultivo: Deve ser plantada num local ensolarado. Requer solos bem drenados e soltos, apreciando solos relativamente húmidos, mas sem excesso de humidade ou encharcamentos. É uma planta sensível aos ventos fortes e à geada (embora só as muito fortes possam danificar totalmente a planta). O seu hábito de crescimento é semelhante ao do tomate, logo necessita de um tutor. Multiplica-se, preferencialmente, por estacas, pois as sementes costumam germinar mal.
12-11-2012
13-12-2012

Utilizações e propriedades: O fruto é geralmente consumido em fresco, embora possa ser utilizado em saladas, sumos e compotas. Para além de ser um fruto refrescante, doce e ácido é, também, rico em vitamina C, diurético e depurativo do sangue. Ao que parece, no Peru, o sumo dos frutos é usado para matar piolhos e para fortalecer os cabelos e a fervura das folhas serve para curar mordidas de aranhas.

08-07-2014
13-08-2012

Curiosidades: A palavra muricatum significa "áspero", referindo-se à consistência meio áspera das folhas e galhos desta planta; O nome comum deve-se ao facto do seu sabor se assemelhar ao do melão/meloa; Apesar de não haver indicações sobre toxicidade, não nos podemos esquecer que pertence a um género de plantas onde a maioria possui folhas e frutos verdes com elementos tóxicos.
Nota: 1.ª atualização

24 comentários:

  1. Viva
    É uma planta engraçada, a pera-melão, deram-me no inverno passado e já tem frutos enormes, acho é que são um pouco enjoativos.
    Parabéns pelo blog.
    Vou adicioná-lo aos meus favoritos.
    Cumprimentos

    João Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,

      É verdade, esta é uma planta bastante interessante e com um fruto invulgar, principalmente no sabor!
      Obrigada pelo comentário e seja sempre bem-vindo!

      Eliminar
  2. comprei as sementes gostei de tratar e é muito bom

    ResponderEliminar
  3. Olá, comprei este arbusto em Julho deste ano e já vinha com 3 frutos. Já passaram +/- 2 meses e gostaria de saber quando é que os posso colher ou como é que sei que estão maduros? Obrigado e cumorimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva André,
      Os frutos quando estão maduros começam a ganhar uma cor amarelada, as riscas são mais evidentes (como pode ver na última fotografia), ficam moles quando lhes toca e se os cheirar sente logo um aroma bastante doce! Depois é só ir experimentando e decidindo como gosta mais: se mais madurinho ou menos!
      Esperamos ter ajudado, disponha e volte sempre!
      Um abraço

      Eliminar
  4. Eu decido que estão em fase de ser comidos - os frutos! - quando ficam bem amarelados e com as riscas escuras. E ficam ligeiramente moles, sensíveis ao toque. Não sei se alguém tem resposta mais adequada à pergunta do André.....

    ResponderEliminar
  5. Parabens pelo blog! Só conheci agora, mas adorei! Gostaria de saber se é um arbusto perene ou necessita de replantio, obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Anónimo,
      A planta pera-melão é perene. Pela nossa experiência, dizemos-lhe que apesar da planta sofrer com as geadas e o vento forte é capaz de rebentar com toda a sua força quando a temperatura aumenta. Pelo que pode plantá-la num local abrigado ou protegê-la durante o inverno. Também pode optar por fazer o seu replantio se achar que a planta com o passar dos anos está a perder o seu vigor.
      Esperamos ter ajudado e seja sempre bem-vindo ao nosso blog.
      Um abraço

      Eliminar
  6. Boa tarde. Gostava que nos dissesse quando se passa a planta pera-melão do vaso para a terra. O marido apareceu-me com uma e como eu não conheço, e não estou habituada a este tipo de plantas, (alias sou muito naba) agradecia que me ajudasse.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,
      Na nossa opinião caso tenha como regar a planta poderá passá-la para a terra em qualquer altura. Se não aconselhamos que o faça no outono.
      Esperamos ter ajudado e disponha sempre.
      Um abraço

      Eliminar
  7. Ola boa tarde, tenho essa árvore de fruto, em que está a dar muitos frutos, mas apanhou piolho nas folhas, o que devo usar para matar o piolho da árvore? obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Normalmente, conseguimos tratar dos afídeos com sabão ou óleo de Neem.
      Deixamos aqui outras formas de o tentar fazer: http://faroleco.blogspot.pt/2013/05/visitantes-pulgao-verde.html
      Disponha e seja sempre bem-vindo.
      Um abraço

      Eliminar
  8. Olá, tenho 5 arbustos que me deram, todos eles já com frutos, nunca tinha ouvido falar em pera-meloa, visitei o seu blogue para saber quando apanhá-los e aqui encontrei o que precisava, gosto de tratar de árvores e fazer enxertias, tenho uma pereira que dá três qualidades de de pêras, macieiras com duas qualidades de maçãs, pessegueiros com duas qualidades de pêssegos, gosto de fazer e mostrar aos amigos! Vou seguir o seu blogue, se quiser visitar o meu é "Figueira Minha", o Google se encarrega de o levar lá, com o meu abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Agradecemos a visita!
      As enxertias também nos agradam, mas ainda não estamos muito confiantes nesta área... temos de aprender melhor as técnicas e treinar mais...
      Um abraço

      Eliminar
  9. caros amigos venho aqui alerta-los para uma praga que pode dizimar as vossas plantas ( peras meloas) e o escravelho da batata, tenham cuidado pois essa praga ja me devorou algumas plantas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecemos o aviso e vamos estar atentos.
      Obg

      Eliminar
  10. Olá boa tarde amigo Faroleco.
    Maravilhosa INICIATIVA a de compartilhar esses conhecimentos maravilhosos.
    Comprei umas sementes num site e plantei. DETALHE: as sementes estavam roídas (não sei se isso é normal naquelas sementes). No sitei os Compradores deram notas Positivas para o Vendedor.

    Aí perguntei a um amigo e ele me disse que eram sementes "selecionadas", achei estranho mas plantei. Faz mais de uns vintes dias pra cá e nenhuma nasceu. Aonde eu errei? Por favor me ajudem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não temos muita experiência com sementes de pera-meloa, pois achamos mais fácil a multiplicação através de estacas. Por isso, não conseguimos ajudar! :(
      Um abraço

      Eliminar
  11. Boa tarde, onde posso encontrar estacas desta planta? Há algum site onde se encomende? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Hoje em dia, já é fácil encontrar esta planta.. de certeza que um vizinho seu tem e lhe pode arranjar umas estacas :)
      Caso não consiga e se quiser mande-nos um e-mail (faroleco@gmail.com) que nós temos plantas pequenas que lhe podemos enviar.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Excelente! Muito obrigada! Não conheço quem tenha, pelo que vou aceitar a sua preciosa ajuda!
      M. João

      Eliminar
  12. Bom dia, não conheço esta planta mas gostei. Pode ser cultivada em vaso? Quando se devem pôr na terra as astes/estacas? Gostaria de ter uma mas não conheço nenhum vizinho que tenha. Têm para venda? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho os meus pés em vasos e têm dado frutos, mas creio que estariam melhor na terra. Provavelmente cresceriam melhor e dariam mais frutos. Mas atenção: não sou NADA entendida nestas coisas. Apenas uma curiosa que adora plantas. Se quiser, ofereço-lhe um dos vasos, portanto um pé de pera-meloa já enraizado. Mas....moro em Oeiras....

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...