sexta-feira, 27 de julho de 2012

Visitantes: Borboleta Rabo de Andorinha

27-07-2012
Nome científico: Papilio machaon
Nomes comuns: Borboleta Rabo-de-Andorinha, Borboleta Cauda-de -Andorinha
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Papilionidae

A Borboleta Rabo-de-Andorinha é uma borboleta grande e amarela com lista dorsal escura, que pode ser observada em Portugal. Tem cerca de 8 a 10 centímetros e apresenta asas amareladas subdivididas em pedaços de cor amarela, preta e cinzenta. As segundas asas, as traseiras, têm cinco ou
27-07-2012
27-07-2012
seis círculos azuis e um círculo de cor vermelha e azul e um par de caudas salientes.

A borboleta coloca os seus ovos em plantas que possam servir de alimento às suas lagartas/larvas, tais como folhas de arruda, funcho, salsa e cenoura. As lagartas já foram referidas aqui.
27-07-2012
Durante o verão, a borboleta alimenta-se de flores coloridas e perfumadas. Voa de flor em flor, extraindo-lhes o néctar e ajudando-as na sua polonização.

Curiosidades: O seu nome comum deriva do fato de apresentar umas asas posteriores que terminam numa cauda de mais de 1 cm, parecida com a cauda das andorinhas; Esta borboleta aparece na Europa, na Ásia e na América do Norte; Em Inglaterra é já considerada uma espécie protegida.
27-07-2012

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Viva Rodi,

      Em Portugal, as borboletas rabo-de-andorinha voam, mais ou menos, de março a setembro e podem apresentar três gerações. Vivem o tempo suficiente para se reproduzirem e garantirem o recomeço de todo o ciclo novamente... Durante o inverno, não vemos borboletas rabo-de-andorinha, pois as lagartas encontram-se transformadas em crisálias e assim passam esta estação (é como se hibernassem). Na primavera seguinte, as borboletas surgem das suas crisálidas para começarem uma nova geração.

      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...