segunda-feira, 21 de maio de 2012

Visitantes: Osga

25-02-2012
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Gekkonidae
Nome científico: Tarentola mauritanica
Nome comum: Osga, Osga-Comum, Osga-Moura, Salta-Rostos (em Trás-os-Montes)

Em Portugal, existem duas espécies de osgas: a Osga-comum (Tarentola mauritanica) e a Osga-turca (Hemidactylus turcicus). Estas duas espécies são confundidas muito facilmente, pois têm tamanhos, aspetos e hábitos semelhantes. Ver aspetos que as distinguem...
25-02-2012
As osgas são répteis de hábitos predominantemente noturnos e, das poucas vezes que se atrevem a enfrentar a luz do sol, fazem-no de uma maneira muito discreta e camuflada. Habitam em rochedos, muros, montes de pedras e paredes de casas, podendo também viver em troncos de árvores. Quando a osga-comum e a osga-turca repartem o mesmo muro ou parede, primeira prefere os locais mais altos, enquanto que a segunda usa os locais mais baixos.
20-05-2012
Alimentam-se quase exclusivamente de insetos, com frequência junto de locais iluminados. A sua dieta é composta por formigas, aranhas, moscas, mosquitos e borboletas. Eventualmente consomem também restos vegetais e juvenis de lagartixas ou mesmo da própria espécie.

20-05-2012
Curiosidades: A maioria das pessoas pensa que as osgas são perigosas e têm veneno, no entanto, apenas segregam algumas substâncias para se defenderem, mas que ao Homem apenas podem provocar uma pequena irritação quando em contacto com os olhos, mucosas e boca; É uma espécie ágil e a sua capacidade de se manter em superfícies verticais deve-se ao efeito de sucção das lâminas que possui nos dedos e às sedas que cobrem essas lâminas; Quando capturadas, as osgas-comuns emitem sons bem audíveis, os mesmos sons que utilizam para comunicarem entre si; Quando ameaçadas, as osgas têm uma capacidade especial que lhes permite perderem a cauda e, mais tarde, a regenerarem; Têm, ainda, a capacidade de mudar de cor, consoante as características do meio em que se encontram e o seu estado emocional; Em Portugal, atualmente, o seu estatuto é de não ameaçada.
20-05-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...