terça-feira, 3 de abril de 2012

Segurelha

Satureja hortensis
06-02-2012
Satureja montana
06-02-2012












Nomes comuns: Segurelha-da-horta ou segurelha-de-verão; Segurelha-das-montanhas ou segurelha-de-inverno
Família: Lamiaceae
Origem: Região mediterrânica e norte de África
A Segurelha é uma das plantas aromáticas mais antigas da Humanidade. Existe uma variedade anual, Satureja hortensis, com um sabor mais suave e um porte herbáceo e uma variedade perene, Satureja montana, com um sabor mais agressivo e penetrante e um porte subarbustivo. Ambas têm uma utilização medicinal, cosmética e culinária e, embora possam, até certo ponto, ser usadas da mesma forma, a S. montana deve ser usada em quantidades mais reduzidas do que a S. hortensis.
Satureja hortensis
16-03-2012

Cultivo: Não é uma planta muito exigente quanto ao tipo de solo, crescendo em solos pobres e bem drenados. Exige uma certa secura do solo e, por isso, desenvolve-se bem em locais solarengos. Devemos semear na primavera, a S. hortensis. S.montana deve ser semeada na primavera ou no outono e multiplica-se por rebentos do tufo que se transplantam.

Curiosidades: A Segurelha foi espalhada pelo mundo pelos romanos através das legiões de César; O seu nome latino significa " sátiro", personagem mitológico que era meio homem, meio bode.

Para não esquecer, algumas utilizações:
- Na horta é uma planta companheira dos feijões (ajudando a afastar alguns insetos) e das ervilhas e existe entre ela e as cebolas uma ajuda mútua. Atrai alguns insetos úteis;
Satureja montana
16-03-2012
- Na culinária, as partes utilizadas são as folhas e os raminhos que servem de condimento em sopas e guisados; As suas flores servem para guarnições e saladas; É ótima com couve, legumes de raiz e cebolas, reduzindo os seus odores na cozedura; A S. hortensis vai melhor com feijão-verde e com favas, mas ambas podem ser usadas com feijão-branco e outras leguminosas; A S. hortensis adiciona-se aos ramos de cheiros em pratos de carneiro, carne de porco e caça. Também é excelente com peixes ricos em óleo, tais como enguias e cavalas e, picada finamente, pode ser adicionada a saladas; As folhas e as flores picadas da S. montana adicionam-se a sopas, guisados de peixe, pizas e pratos de coelho e de carneiro;
- Alivia picadas de vespas e abelhas, bastando triturar um ramo e esfregar no local afetado;
- Nas propriedades medicinais destacam-se as propriedades digestivas (principalmente das leguminosas), de combate aos gases intestinais e, ainda, afrodisíacas. O óleo essencial de segurelha é um óleo forte, possuindo uma acção estimulante e fortificante. Tem um efeito suavizante sobre as vias respiratórias e aumenta a resistência do organismo, mas não deve ser utilizado durante a gravidez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...