quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ligustro

25-10-2011
Nome científico: Ligustrum sp.
Nomes comuns: Ligustro, Alfenheiro ou Alfeneiro
Família: Oleaceas

Ligustro é a designação indiferenciada para as árvores e arbustos do género Ligustrum, o qual engloba um grande número de espécies.
É uma planta muito vigorosa, com uma floração abundante na primavera/verão. As suas flores são brancas ou amarelas, dispostas em pequenos cachos que se formam nas extremidades dos ramos, têm uma fragância forte e adocicada, para atrair os insetos e garantir a polinização. Depois de polinizada a flor dá origem a uma baga verde que escurece tornando-se preta-arroxeada. As bagas podem ser venenosas para o ser humano se ingeridas, porém são um alimento apreciado por alguns pássaros, sendo os melros e o vulgar pardal os primeiros a come-las em Portugal.

25-10-2011
Apenas uma espécie é originária da Europa: o Ligustrum vulgare, muito utilizado em Portugal para sebes e cujas folhas, ramos e frutos eram tradicionalmente usados para tingir. As suas bagas foram ainda utilizadas para misturar no vinho e intensificar a sua cor. O Alfeneiro-do-Japão (Ligustrum japonicum ou Ligustrum lucidum var. japonicum) é originário do Japão, é o Ligustro mais comum e o mais alto de todos, apresentando folhas brilhantes. O Ligustro da Califórnia (Ligustrum ovalifolium) também é originário do Japão. O Ligustrum lucidum é uma árvore originária da China. O Ligustrum sinensis, também originário da China, é um arbusto bastante ramificado, compacto e rústico, de folhas pequenas, sendo mais comum a forma variegada.
01-12-2011

Cultivo: Os Ligustros são bem tolerantes ao frio e ao sol. Devem ser cultivados em solo fértil, sem encharcamentos e irrigado sempre que secar. Não se deve criar o Ligustro árvore próximo de muros ou calçadas pois as suas raízes são muito invasivas e destrutivas. 
01-12-2011
Devemos podar quando necessário, mas imediatamente após a floração, pois se queremos que floresça abundantemente devemos ter cuidado com as podas no início da primavera. Propagam-se por semente e estacas.

Curiosidades: Ligustrum deriva de ligar, o termo deve-se à flexibilidade dos ramos mais jovens que davam para ligar, atar.

2 comentários:

  1. Queria comprar cerca de 600 sementes de ligustro/ligustrum e não sei onde.
    preciso de ajuda para efectuar a compra.

    ResponderEliminar
  2. Olá, tenho a árvore.
    Se quiser posso doar sementes.
    Tania Mara 11 947769862

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...