segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Palmeira das Canárias

27-12-2009
Nome Científico: Phoenix canariensis
Nome Popular: Palmeira das Canárias, Palmeira-Tamareira, Tamareira das Canárias
Família: Arecaceae
Origem: Ilhas Canárias

A Palmeira das Canárias é uma palmeira perene, robusta e muito rústica. De tronco único, com cerca de 70 a 90 cm de diâmetro, que pode alcançar 20 metros de altura. Apresenta folhas longas de coloração verde-brilhante. Quando as folhas caem deixam parte de suas bainhas fixas ao tronco, que se torna ambiente ideal para muitas epífitas (plantas que vivem noutras plantas). Produz pequenas flores brancas reunidas em grandes inflorescências, que caem no verão, sendo substituídas por cachos de drupas (fruto carnudo, de caroço duro) alaranjadas e muito apreciados pelos pássaros.
01-04-2010
13-03-2011
Cultivo: As Palmeiras das Canárias são tipicamente tropicais e devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica e regas regulares durante o crescimento. Ainda que requeiram calor para o seu pleno desenvolvimento dão-se bem em climas temperados onde a temperatura não desça muito abaixo dos 10º C. São muito tolerantes à seca e à salinidade no solo. É usual a poda das folhas inferiores, para estimular o crescimento apical e reduzir o volume da copa, no entanto é aconselhável cortar apenas as folhas que se encontram num ângulo abaixo da horizontal. Apresenta crescimento moderado a lento. Multiplica-se por sementes.

24-10-2011
Curiosidades: Na ilha de La Gomera, nas Canárias, os nativos extraem a seiva da tamareira para produzir uma espécie de mel de palmeira, vendido no comércio local. Esta extração é realizada através de incisões no caule, que não matam a planta; A polpa do fruto é comestível, embora demasiado fina e pouco açucarada para constituir um fruto interessante para consumo humano. Cada fruto contém uma única semente envolta por um tegumento lenhificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...