terça-feira, 30 de setembro de 2014

Nespereira

30-09-2014

Nome científico: Eriobotrya japonica
Sinonímia: Mespilus japonicus
Família: Rosaceae
Origem: China

26-05-2008
A nespereira é uma árvore pequena, folhosa, de copa arredondada e com um tronco curto. Possui folhagem persistente e pode crescer até 5-10 metros de altura, mas é geralmente menor, com cerca de 3 a 4 metros. As suas folhas são alternas, simples, com uma margem serrilhada, verde-escuras, endurecidas na página superior e com um revestimento amarelado e felpudo na página inferior o que lhe permite adaptar-se a clima secos e quentes. As folhas jovens apresentam essa pubescência em toda sua extensão, mas perdem os pelos gradualmente com a maturação das folhas. As suas numerosas flores brancas e de aroma suave têm cinco pétalas e encontram-se dispostas em inflorescências (panículas) terminais longas. Estas são hermafroditas e polinizadas por insetos.
01-04-2010
13-03-2013
10-10-2012
08-05-2013
As flores aparecem no outono e início do inverno (ao contrário das outras árvores frutíferas) e os seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera. Os seus frutos suculentos, as nêsperas, são ovais, com cerca de 3 a 5 cm, com uma casca aveludada e macia de cor amarelo-alaranjada. A sua polpa é suculenta e cada fruta contém de 3 a 5 sementes de cor castanha. 

03-11-2012
23-11-2012
Propriedades e utilizações:
As nêsperas são ricas em vitaminas (especialmente vitamina A), minerais e antioxidantes. Diz-se, em traços gerais, que são ideais para ajudar a recuperar a linha, cuidar do coração e evitar os danos dos radicais livres.
Em calda, as nêsperas são usadas na medicina tradicional chinesa como expetorante para a garganta. São úteis na limpeza dos rins e problemas no intestino.
As folhas da nespereira são tidas como analgésicas, antibacterianas, adstringentes e diuréticas. Juntamente com outras plantas podem ser usadas no combate a infeções nas vias urinárias. No Japão, as folhas de nespereiras são secas para fazer uma bebida utilizada para cuidar da pele.  As nêsperas podem ser consumidas em fresco ou usadas em geleias e compotas. Também podem ser usadas para fazer licor ou vinho.

Cultivo: Deve ser plantada em sol pleno. Quando a planta é jovem devemos manter o solo sempre húmido, nunca encharcado. Depois de adulta, deve-se regar se houver secas longas. A nespereira é muito resistente a pragas e doenças. Deve-se podar os galhos internos para melhorar a luminosidade da árvore. Multiplica-se por semente.

23-11-2012
13-05-2013
13-03-2013
Curiosidades: A nespereira é uma árvore oriunda da China, mais tarde foi introduzida no Japão (como o nome em latim indica), sendo este o principal país produtor; Esta árvore cultiva-se em todo o mundo, sobretudo nas zonas subtropicais e temperadas quentes, com particular realce para a Região Mediterrânica.

Nota: 1.ª atualização

36 comentários:

  1. E quando é a altura da pode da nespereira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,

      Como a nespereira é uma árvore de folha persistente não nos é tão visível a sua entrada no repouso vegetativo, pelo que a melhor altura para se efetuar qualquer poda será sempre após a colheita dos frutos, evitando assim o início da sua floração.

      Um abraço

      Eliminar
  2. É possível cultivar uma nespereira através da semente dos seus frutos? Digo semear a semente, passe o pleonasmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      A forma mais fácil de multiplicar uma nespereira é, sem dúvida, através das suas sementes.
      Seja sempre bem-vindo!

      Um abraço

      Eliminar
    2. Atenção, as características da nova árvore podem não ser as mesmas. Apenas pela reprodução vegetativa não existem grandes alterações genéticas.

      Eliminar
    3. Caro Anónimo,
      Esse é um risco que nós não nos importamos de correr em relação à nespereiras, pois até agora temos tido resultados muito bons.
      Mas concordamos que há outras espécies em que a reprodução por semente não é recomendada ou vantajosa!
      Um abraço

      Eliminar
  3. Bom site. De vez em quando passo por cá.
    Obrigado
    JLemos

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma nespereira com cinco anos e estava á espera que este ano florescesse o que ainda não aconteceu, alguém me sabe informar se isto é normal?

    ResponderEliminar
  5. Eu também tenho uma que já deve ter mais de cinco anos e nunca deu flor. Às vezes dizem-me que é preciso estar acompanhada por causa da polinização. A minha pergunta é: como é que pode fazer polinização se nem flor dá?!

    ResponderEliminar
  6. BOA NOITE
    depois de plantada ,a nespereira passado quanto tempo para dar fruto
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É difícil dizer exatamente quanto tempo demora uma nespereira a dar fruto, pois depende de muitos e variados fatores. O que lhe podemos dizer é que a nossa (como pode ver pela data das fotos) foi para a terra em 2008 (e era muito pequena!) e em 2012 já começou a dar flor e alguns frutos!
      Um abraço

      Eliminar
  7. Bom dia a todos. Posso falar da minha experiência . Tenho uma nespereiras com cerca de 7 anos, é só deu frutos ao fim de 4 ,5 anos . Dizem os mais antigos que se deve plantar uma segunda nespereira perto e em linha de vista. Eu tenho uma segunda nespereira com o mesmo tempo da primeira q também já começou a dar frutos. Como começam a estar grandes este ano vou ter q podá- las assim que recolher todos os frutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Fernando,
      Agradecemos a partilha da sua experiência!
      Um abraço e seja sempre bem-vindo!

      Eliminar
  8. Boa noite. Adoro nêsperas mas todos os anos tenho uma forte desilusão com as minhas duas nespereiras. Uma, a mais velha, produz frutos que se tornam escuros e mirrados. A mais nova tem poucas folhas e poucos frutos. Já pedi ajuda numa loja da especialidade e aconselharam-me a pôr calda bordalesa, na primeira. Também não resultou! Alguém me ajuda a resolver este problema? ficarei muito grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,
      Pela descrição deve ser o "famoso" e terrível pedrado, um fungo que afeta a nespereira e os seus frutos. Este precisa de calor e humidade para se desenvolver, pode aparecer com as chuvas de primavera ou verão e há quem defenda que se desenvolve também quando a planta é molhada na rega por aspersão.
      Nós também procuramos soluções naturais para evitar este fungo, mas ainda não conhecemos tratamentos eficazes... a calda bordalesa será dos tratamentos preventivos mais indicados (devido ao cobre) juntamente com uma poda limpa e precisa que facilite o arejamento da árvore.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela pronta resposta ao problema que apresentei. Quando acabar a época da frutificação tentarei fazer a poda, depois de me informar devidamente sobre o processo. Não tenho como fugir às condições climatéricas da primavera. O calor e a chuva ... Também não tenho rega por aspersão.

      Eliminar
  9. Boa noite gostaria de saber se a nespereira pode ser enxertada obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel.
      Sim, a nespereira pode ser enxertada.
      Um abraço

      Eliminar
  10. Qual a melhor época para podar a nespereira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elaine.
      Como já foi referido anteriormente a nespereira é uma árvore de folha persistente e por isso não nos é tão visível a sua entrada no repouso vegetativo, pelo que a melhor altura para se efetuar qualquer poda será sempre após a colheita dos frutos, evitando assim o início da sua floração.
      Um abraço.

      Eliminar
  11. Boa noite.
    Gostaria de saber se é mesmo necessário plantar duas nespereiras para dar fruto.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. tenho 1 nespreira com cerca de 50 anos sendo a mesma bem tratada e podada mas reparei que no inicio do tronco num dos lados esta a ficar um buraco oco o k será isto e como tratar ,obrigado

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde,
    Tenho uma nespereira com 6/7 anos, que foi enxertada num marmeleiro (os rebentos junto às raízes são de marmeleiro), que todos os anos tem dado frutos. Na época passada, já quando as nêsperas estavam em crescimento as folhas começaram a ficar amarelas,secaram e caíram para o chão que parecia que a nespereira iria morrer. Todavia, chegou a dar frutos, muitos pedrados, mas no final do verão recuperou e voltou a criar muitas folhas novas e recuperou. Nesta época, após a florestação e o crescimento dos frutos, volta a repetir-se a caída das folhas, estando a árvore com a aparência de que está doente. Que tratamento devo fazer para inverter a situação?

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde,
    Tenho uma nespereira muito alta e com muito fruto.
    Infelizmente o fruto tem muito pedrado.
    Como posso tratar para que no próximo ano venha bem?
    Posso comer os frutos com pedrado?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Como já mencionamos nós também procuramos soluções naturais para evitar este fungo, o pedrado, mas ainda não conhecemos tratamentos eficazes... a calda bordalesa será dos tratamentos preventivos mais indicados (devido ao cobre) juntamente com uma poda limpa e precisa que facilite o arejamento da árvore.
      Os frutos com pedrado não devem ser muito agradáveis! Mas se o pedrado for pouco tire-o e coma a restante polpa :)
      Um abraço

      Eliminar
  15. Na realidade, quando nao se sabe o que fazer o melhor é procurar alguem que tenha essa experiencia ou sabedoria e foi isso mesmo que procurei neste sait e vi a resposta ao meu problema, vou seguir o conselho e esperar que o problema se resolva.
    Um bem haja ao Faroleco.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecemos as simpáticas palavras!
      Nós também estamos sempre a aprender e gostamos de partilhar!
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Bom dia!
    No meu quintal nasceu uma nespereira depois de caírem lá sementes. Nao foi propositado mas a verdade é que está uma árvore já com alguma altura. Apesar disso ainda não deu fruto. O meu avô diz que tinha de ser enxertada com árvores que já dessem fruto, caso contrário nunca dará fruto. É assim mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Todas as nespereiras que temos nasceram de semente e não estão enxertadas. Já deram fruto, mas algumas demoraram mais do que outras.
      A enxertia normalmente garante-nos a qualidade do fruto e é provável que antecipem a frutificação (como diz o seu avô)!
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
  17. Boa noite,
    Tenho uma nespereira com cerca de 7 anos o qual produz bastante fruto, porém impossível de comer-se pois o mesmo fica com partes escurecidas e moles no seu interior, não se nota nenhuma larva ou bicho nesses locais nem no resto da fruta. Não é possível notar-se nenhuma anomalia na parte externa do fruto, apenas quando se abre o mesmo vê-se que está estragado. Também não se nota nada anormal nas folhas nem nos galhos, que parecem sadios. Alguma idéia do que possa ser o problema? Muito grato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Pela descrição parece-nos ser o chamado pedrado da nespereira, um fungo que afeta a nespereira e os seus frutos.
      Um abraço

      Eliminar
  18. Cinza das lareiras, a volta da copa.
    Tambem pode aplicar calda bordalesa depois da floracao.
    Plantei uma nova, que da nesperas muito grandes e frutificou ao segundo ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Agradecemos a sua partilha de experiências e conhecimentos!
      Todas as dicas são bem-vindas.
      Um abraço

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...