quarta-feira, 31 de agosto de 2011

"Clementineira"

06-09-2011
Nome Científico: Citrus Reticulata
Nome comum: Tangerineira Clementina
Família: Rutaceae
Origem: Ásia

A clementineira é  uma árvore de porte grande, aberto e de forma arredondada, com folhagem densa, cor verde-escuro na página superior e verde pálido na inferior, um pouco dobradas, como se lhes faltasse a água. Tem ramos finos e quase sem espinhos. De origem híbrida é, provavelmente, o resultado do cruzamento de tangerineira com a laranjeira azeda.
A clementina tem um gosto muito particular e é o fruto mais pequeno da família dos citrinos. Solta a casca com facilidade, não tem sementes e possui  um sabor muito agradável. A proporção entre os ácidos e os açúcares é muito equilibrada, além disso a sua polpa é fundente (que se desfaz com facilidade na boca) não deixando resíduos ao come-la.

Cultivo: Caracteriza-se por uma resistência ao frio superior à da tangerineira comum. Só é recomendável em condições de solo e clima que induzam um calibre grande, devendo mesmo assim seguir-se uma técnica cultural adequada para esse efeito. Não deve ser consociada com cultivares polinizadoras para evitar a formação de sementes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...