Família: Oleaceas
Ligustro é a designação indiferenciada para as árvores e arbustos do género Ligustrum, o qual engloba um grande número de espécies.
É uma planta muito vigorosa, com uma floração abundante na primavera/verão. As suas flores são brancas ou amarelas, dispostas em pequenos cachos que se formam nas extremidades dos ramos, têm uma fragância forte e adocicada, para atrair os insetos e garantir a polinização. Depois de polinizada a flor dá origem a uma baga verde que escurece tornando-se preta-arroxeada. As bagas podem ser venenosas para o ser humano se ingeridas, porém são um alimento apreciado por alguns pássaros, sendo os melros e o vulgar pardal os primeiros a come-las em Portugal.
25-10-2011 |
01-12-2011 |
Cultivo: Os Ligustros são bem tolerantes ao frio e ao sol. Devem ser cultivados em solo fértil, sem encharcamentos e irrigado sempre que secar. Não se deve criar o Ligustro árvore próximo de muros ou calçadas pois as suas raízes são muito invasivas e destrutivas.
Devemos podar quando necessário, mas imediatamente após a floração, pois se queremos que floresça abundantemente devemos ter cuidado com as podas no início da primavera. Propagam-se por semente e estacas.
01-12-2011 |
Curiosidades: Ligustrum deriva de ligar, o termo deve-se à flexibilidade dos ramos mais jovens que davam para ligar, atar.
Queria comprar cerca de 600 sementes de ligustro/ligustrum e não sei onde.
ResponderEliminarpreciso de ajuda para efectuar a compra.
Olá, tenho a árvore.
ResponderEliminarSe quiser posso doar sementes.
Tania Mara 11 947769862
Tenho a árvore precisei podar estava muito alta
ResponderEliminar