quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pera-meloa

13-12-2012

Nome científico: Solanum muricatum
Sinonímia: Solanum guatamalense
Nomes comuns: Pera-meloa, Pera-melão, Melão-de-árvore, Melão-andino, Melão-dos-Andes
Família: Solanaceae
Origem: América do Sul (região dos Andes)

09-10-2014
A planta pera-meloa é um arbusto perene e muito ramificado que pode crescer até aos 1,5 metros de altura. As suas folhas são simples, oblongas na base e lanceoladas no ápice. As suas flores são roxas, com 5 pétalas e nascem agrupadas nas axilas das folhas. Os seus frutos são ovais, de coloração creme-amarelada com estrias e manchas arroxeadas.
É cultivada, sobretudo, pelos seus frutos comestíveis, mas também tem, para alguns, interesse ornamental.
03-10-2014

Cultivo: Deve ser plantada num local ensolarado. Requer solos bem drenados e soltos, apreciando solos relativamente húmidos, mas sem excesso de humidade ou encharcamentos. É uma planta sensível aos ventos fortes e à geada (embora só as muito fortes possam danificar totalmente a planta). O seu hábito de crescimento é semelhante ao do tomate, logo necessita de um tutor. Multiplica-se, preferencialmente, por estacas, pois as sementes costumam germinar mal.
12-11-2012
13-12-2012

Utilizações e propriedades: O fruto é geralmente consumido em fresco, embora possa ser utilizado em saladas, sumos e compotas. Para além de ser um fruto refrescante, doce e ácido é, também, rico em vitamina C, diurético e depurativo do sangue. Ao que parece, no Peru, o sumo dos frutos é usado para matar piolhos e para fortalecer os cabelos e a fervura das folhas serve para curar mordidas de aranhas.

08-07-2014
13-08-2012

Curiosidades: A palavra muricatum significa "áspero", referindo-se à consistência meio áspera das folhas e galhos desta planta; O nome comum deve-se ao facto do seu sabor se assemelhar ao do melão/meloa; Apesar de não haver indicações sobre toxicidade, não nos podemos esquecer que pertence a um género de plantas onde a maioria possui folhas e frutos verdes com elementos tóxicos.
Nota: 1.ª atualização

60 comentários:

  1. Viva
    É uma planta engraçada, a pera-melão, deram-me no inverno passado e já tem frutos enormes, acho é que são um pouco enjoativos.
    Parabéns pelo blog.
    Vou adicioná-lo aos meus favoritos.
    Cumprimentos

    João Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,

      É verdade, esta é uma planta bastante interessante e com um fruto invulgar, principalmente no sabor!
      Obrigada pelo comentário e seja sempre bem-vindo!

      Eliminar
  2. comprei as sementes gostei de tratar e é muito bom

    ResponderEliminar
  3. Olá, comprei este arbusto em Julho deste ano e já vinha com 3 frutos. Já passaram +/- 2 meses e gostaria de saber quando é que os posso colher ou como é que sei que estão maduros? Obrigado e cumorimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva André,
      Os frutos quando estão maduros começam a ganhar uma cor amarelada, as riscas são mais evidentes (como pode ver na última fotografia), ficam moles quando lhes toca e se os cheirar sente logo um aroma bastante doce! Depois é só ir experimentando e decidindo como gosta mais: se mais madurinho ou menos!
      Esperamos ter ajudado, disponha e volte sempre!
      Um abraço

      Eliminar
  4. Eu decido que estão em fase de ser comidos - os frutos! - quando ficam bem amarelados e com as riscas escuras. E ficam ligeiramente moles, sensíveis ao toque. Não sei se alguém tem resposta mais adequada à pergunta do André.....

    ResponderEliminar
  5. Parabens pelo blog! Só conheci agora, mas adorei! Gostaria de saber se é um arbusto perene ou necessita de replantio, obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Anónimo,
      A planta pera-melão é perene. Pela nossa experiência, dizemos-lhe que apesar da planta sofrer com as geadas e o vento forte é capaz de rebentar com toda a sua força quando a temperatura aumenta. Pelo que pode plantá-la num local abrigado ou protegê-la durante o inverno. Também pode optar por fazer o seu replantio se achar que a planta com o passar dos anos está a perder o seu vigor.
      Esperamos ter ajudado e seja sempre bem-vindo ao nosso blog.
      Um abraço

      Eliminar
  6. Boa tarde. Gostava que nos dissesse quando se passa a planta pera-melão do vaso para a terra. O marido apareceu-me com uma e como eu não conheço, e não estou habituada a este tipo de plantas, (alias sou muito naba) agradecia que me ajudasse.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,
      Na nossa opinião caso tenha como regar a planta poderá passá-la para a terra em qualquer altura. Se não aconselhamos que o faça no outono.
      Esperamos ter ajudado e disponha sempre.
      Um abraço

      Eliminar
  7. Ola boa tarde, tenho essa árvore de fruto, em que está a dar muitos frutos, mas apanhou piolho nas folhas, o que devo usar para matar o piolho da árvore? obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Normalmente, conseguimos tratar dos afídeos com sabão ou óleo de Neem.
      Deixamos aqui outras formas de o tentar fazer: http://faroleco.blogspot.pt/2013/05/visitantes-pulgao-verde.html
      Disponha e seja sempre bem-vindo.
      Um abraço

      Eliminar
  8. Olá, tenho 5 arbustos que me deram, todos eles já com frutos, nunca tinha ouvido falar em pera-meloa, visitei o seu blogue para saber quando apanhá-los e aqui encontrei o que precisava, gosto de tratar de árvores e fazer enxertias, tenho uma pereira que dá três qualidades de de pêras, macieiras com duas qualidades de maçãs, pessegueiros com duas qualidades de pêssegos, gosto de fazer e mostrar aos amigos! Vou seguir o seu blogue, se quiser visitar o meu é "Figueira Minha", o Google se encarrega de o levar lá, com o meu abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Agradecemos a visita!
      As enxertias também nos agradam, mas ainda não estamos muito confiantes nesta área... temos de aprender melhor as técnicas e treinar mais...
      Um abraço

      Eliminar
  9. caros amigos venho aqui alerta-los para uma praga que pode dizimar as vossas plantas ( peras meloas) e o escravelho da batata, tenham cuidado pois essa praga ja me devorou algumas plantas.

    ResponderEliminar
  10. Olá boa tarde amigo Faroleco.
    Maravilhosa INICIATIVA a de compartilhar esses conhecimentos maravilhosos.
    Comprei umas sementes num site e plantei. DETALHE: as sementes estavam roídas (não sei se isso é normal naquelas sementes). No sitei os Compradores deram notas Positivas para o Vendedor.

    Aí perguntei a um amigo e ele me disse que eram sementes "selecionadas", achei estranho mas plantei. Faz mais de uns vintes dias pra cá e nenhuma nasceu. Aonde eu errei? Por favor me ajudem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não temos muita experiência com sementes de pera-meloa, pois achamos mais fácil a multiplicação através de estacas. Por isso, não conseguimos ajudar! :(
      Um abraço

      Eliminar
  11. Boa tarde, onde posso encontrar estacas desta planta? Há algum site onde se encomende? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Hoje em dia, já é fácil encontrar esta planta.. de certeza que um vizinho seu tem e lhe pode arranjar umas estacas :)
      Caso não consiga e se quiser mande-nos um e-mail (faroleco@gmail.com) que nós temos plantas pequenas que lhe podemos enviar.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Excelente! Muito obrigada! Não conheço quem tenha, pelo que vou aceitar a sua preciosa ajuda!
      M. João

      Eliminar
  12. Bom dia, não conheço esta planta mas gostei. Pode ser cultivada em vaso? Quando se devem pôr na terra as astes/estacas? Gostaria de ter uma mas não conheço nenhum vizinho que tenha. Têm para venda? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho os meus pés em vasos e têm dado frutos, mas creio que estariam melhor na terra. Provavelmente cresceriam melhor e dariam mais frutos. Mas atenção: não sou NADA entendida nestas coisas. Apenas uma curiosa que adora plantas. Se quiser, ofereço-lhe um dos vasos, portanto um pé de pera-meloa já enraizado. Mas....moro em Oeiras....

      Eliminar
  13. Esta planta na terra ganha muintos filhos, todos os galhos que toquem no solo vão vanhar novas raizes.

    ResponderEliminar
  14. Tenho tres arbustos que comprei pequeninas já tão crescidinhas uma ta com flores estou preocupada porque este ano não vejo abelhas e não sei como polulinizarsera que me pode dizer algo sobre isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Pensamos que não será necessário preocupar-se, vai ver que terá peras-meloas apesar de não ver as abelhas.
      Boa sorte!
      Um abraço

      Eliminar
  15. Tenho algumas peras meloas em vaso crsceram de semente uma já está a dar flor mas ainda nao vi fruto ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa,
      Com o tempo verá o fruto, quase de certeza! Depois conte-nos!
      Um abraço

      Eliminar
  16. Será que se colocar-mos as sementes do fruto não germina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilda,
      Devem germinar, experimente e depois conte-nos como correu!
      Nós achamos que é bem mais fácil e simples multiplicar esta planta através de estacas, por isso nunca experimentamos germinar sementes!
      Esperamos ter ajudado! Disponha!
      Um abraço

      Eliminar
  17. Ola boa tarde, quero um esclarecimento se for possivel, eu tenho umas plantas destas e este ano deram bastantes frutos e estou a pensar comparar mais umas quantas. Eu podia deixar sempre no solo com estacas e sempre numa estufa durante o inverno? Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      Se já tem uma planta não deve ser necessário comprar mais, pois através de estacas consegue multiplicar muito facilmente a sua e se tem estufa deve correr ainda melhor!
      A planta pode ficar queimada com as geadas ou o vento forte, mas na primavera costuma rebentar sempre!
      Esperamos ter ajudado. Disponha.
      Um abraço

      Eliminar
  18. Adorei os comentários. Pois sou um adorador de árvores, flores e plantas, Não conhecia a pera meloa e pelas descrições fiquei deveras apaixonado. Obrigado a todos . um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Olá
    Este fruto pode ser comido sem problemas?
    Tenho receio de dar às crianças...
    Obrigado e parabéns ao blog!
    MCERQUEIRA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Né,
      Se tiver a certeza que se trata mesmo deste fruto pode ser consumido sem qualquer problema!
      Um abraço

      Eliminar
  20. Tenho pera meloa que germinei de semente no ano passado deu flor o que queria saber quanto tempo demora a dar fruto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa,
      Se a tua planta já deu flor o ano passado é provável que este ano já consiga chegar ao fruto!
      Um abraço

      Eliminar
  21. Respostas
    1. Olá Rosa,
      As nossas peras-meloa sofrem sempre com o inverno e é nessa altura que lhe damos uma pequena poda, ou seja, cortamos o que o frio/vento intenso queimou para que possam rebentar na primavera.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
  22. Boa tarde
    Como faço para multiplicar pera meloa?? Qual a melhor altura???
    Tenho 3 a 2 anos mas não deu fruto uma tá enorme e deixa cair a flor toda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      Pode multiplicar quase em qualquer altura, pois as estacas pegam muito bem e se reparar na planta junto à terra quase de certeza que tem algumas já com raízes...
      É estranho ter as plantas já há algum tempo e não conseguir frutos... já analisou as condições em que se encontram? O local é ensolarado... Será fertilização a mais...
      Cumprimentos,

      Eliminar
  23. Respostas
    1. Olá,
      Locais exatos onde se vende esta planta não sabemos! Possivelmente, deve conseguir encontrar em viveiros...
      Nós também lhe podemos arranjar um pézinho ou se estiver perto de nós podemos combinar e arranjamos-lhe algumas estacas.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  24. Olá parabéns pelo site! Eu tenho uma pera meloa e tem dado belíssimos frutos. E está cheia de flor. Sempre! A minha questão é: sendo da família de plantas com toxicidade , será que a flor é comestível?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia,
      Todas as informações que conseguimos acerca da planta só referem que o seu fruto é comestível. Nós preferimos não arriscar e nunca provamos as suas flores!
      Um abraço

      Eliminar
    2. Grata pela rápida resposta. Assim sendo, será melhor não arriscar. Tem uma flor linda, ficava interessante em acabamentos no prato... Mas prefiro deixá-la na planta!!
      Muito agradecida!
      Um abraço!

      Eliminar
  25. Tenho muitas plantadas com muitos frutos e grandes são uma maravilha, fala no blogue que as folhas são tóxicas como posso saber mais sobre essa toxidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Falamos no blogue que "Apesar de não haver indicações sobre toxicidade, não nos podemos esquecer que pertence a um género de plantas onde a maioria possui folhas e frutos verdes com elementos tóxicos."
      Ou seja, pertence à família das solanáceas (Solanaceae) e se é verdade que muitas plantas entram na nossa alimentação (batatas, berinjelas, tomates, pimentos...) também é verdade que contêm solanina nas suas folhas... por isso é provável que o mesmo se passe com as folhas da Solanum muricatum...
      Mas como referimos não encontramos indicações dessa toxicidade na bibliografia consultada.
      Espero que tenhamos ajudado.
      Um abraço e seja sempre bem-vindo

      Eliminar
  26. Muito interessante este fruto como conseguir sementes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Sementes não temos, mas podemos arranjar plantas em vaso ou estacas.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  27. Maravilha oa vossa ajuda tenho muitas e não sabia como se comia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Gostamos de ajudar e partilhar!
      Seja sempre bem-vindo!
      Um abraço

      Eliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. Olá, coloquei umas estacas na terra, agora estão com varios galhos extentidos na terra... O que se deve fazer? Cortar alguns e segurar os outros a umas canas por exemplo?

    ResponderEliminar
  30. Meu filho me deu uma planta já com duas peras pequenas isto á um ano hoje precisamente eu esposa apanha-mos uma media 20 todas maduras sabe bem para quem gosta mete-las no frigorífico para ficarem fresquinhas adoro exprimentem

    ResponderEliminar
  31. Gostava de saber como transplantar para outro lugar

    ResponderEliminar
  32. Gostava de ter uma planta, pois semeei mas está difícil de cultivar e viverem. Comi e amei o sabor. Amo plantas. Quem dera ter um pequeno terreno para me entreter 🤪🤣

    ResponderEliminar
  33. quem pode informar de um viveiro ou outro que venda mudas. Obrigado

    ResponderEliminar