sexta-feira, 6 de julho de 2012

Orelhas de Leão

25-10-2011
Nome científico: Leonotis leonurus
Nomes comuns: Orelhas-de-leão, Rabo-de-leão, Cauda-de-leão
Família: Lamiaceae
Origem: África do Sul
28-12-2011

A planta Orelhas-de-leão é um subarbusto perene de porte ereto. As suas folhas são levemente perfumadas, verdes, longas e com as margens serrilhadas. As suas flores, tubulares e cor de laranja, encontram-se em aglomerados dispostos em espiral sobre os caules. Devido às suas vistosas flores é uma planta muito usada como ornamental, mas em África tem uma longa história na medicina popular.
06-06-2012

Cultivo: Deve ser plantada num local com exposição solar direta. Adapta-se à maioria dos solos. Depois de estabelecida é uma planta que tolera a seca. 
13-05-2012
Devemos podar alguns ramos para incentivar mais hastes floridas. Multiplica-se por semente, estacas ou divisão da planta.

06-06-2012
Curiosidades: O termo Leonotis vem do grego leon (leão) e otos (orelha), relacionado com o aspeto das suas flores, pois estas parecem de veludo e assemelham-se às orelhas dum leão; É uma planta excelente para atrair pássaros, abelhas e borboletas; As folhas e flores desta planta eram fumadas por algumas tribos africanas. Ao que parece é usada popularmente em infusões como calmante e para aliviar resfriados, na água dos animais para prevenir doenças e em cigarros como suave narcótico, apesar de causar dependência; Existe uma variedade com flores brancas; A espécie Leonotis nepetifolia é muito semelhante à Leonotis leonurus, mas a primeira floresce numa bola espinhosa.
06-07-2012
06-07-2012

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...